Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 10h41


QUEIMADAS

Ulysses Moraes percorre Transpantaneira para ver a situação na região

O parlamentar foi até a região de Porto Jofre atuando como voluntário e pode ver o trabalho que está sendo desenvolvidos pelas fundações para socorrer os animais.

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: Fernanda Elisa Trindade / Assessoria de Gabinete

O deputado Ulysses Moraes percorreu a MT-060, também conhecida como a rodovia Transpantaneira, que liga a cidade de Poconé até a localidade de Porto Jofre para verificar de perto como está a situação no Pantanal. Na sexta-feira (18), o parlamentar fez todo o trajeto da transpantaneira como voluntário da Fundação Ecotrópica.

“O trabalho que a Ecotrópica faz no Pantanal é incrível. No trajeto que percorremos toda a transpantaneira, fomos parando e deixando a alimentação para os animais. Eles arrecadam frutas, verdura e tudo que pode ajudar a salvar a vidas desses animais. O cenário na transpantaneira está triste, a situação é muito preocupante e essas fundações é que estão fazendo um trabalho duro para salvar a fauna. Eles merecem muito reconhecimento”, disse Moraes.

O deputado atuou por um dia como voluntário e pode ver de perto como é realizado o trabalho da Fundação Ecotrópica. Além disso, Ulysses Moraes conferiu a realidade das pontes de madeira a partir do quilômetro 60 da transpantaneira.

“Aquelas pontes estão causando bastante perigo para os cidadãos que passam por ali. O fogo acabou com várias delas. No meio do caminho vimos muitas pontes quebradas, tortas e com buracos enormes. O governo precisa dar uma atenção para isso. É urgente. Já era para ter pontes de concreto há muito tempo”, enfatizou o parlamentar.

O fogo tem avançado com rapidez por todo o Pantanal, que já teve mais de 2,3 milhões de hectares atingidos por queimadas, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). E, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até o início de setembro, foram registrados 12,1 mil focos de calor no Pantanal. É o maior número no período desde 1999, quando o instituto iniciou um monitoramento para acompanhar as queimadas no país.

“Os bombeiros estão sendo verdadeiros heróis. Nesta semana, fui até Ciman, que é o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional aqui de Mato Grosso e vimos o trabalho do Corpo de Bombeiros para o monitoramento das queimadas. São milhares de focos. Por isso, ressalto que o Governo do Estado de Mato Grosso precisa ter ações de prevenção, porque senão as queimadas serão a cada ano piores”, destacou Moraes.

A capital mato-grossense está há semanas encoberta por fumaça e a realidade no Pantanal é bem pior. “O Pantanal clama por ajuda. Vamos ficar de olho no Governo Estadual de Mato Grosso sobre os investimentos que chegaram do Governo Federal. Foram mais de R$ 10 milhões e estaremos fiscalizando como serão aplicados para socorrer o nosso bioma. E quem puder, ajude a Ecotrópica, eles que estão atuando no Pantanal com um trabalho essencial para salvar nossa fauna e flora”, finalizou o deputado.  

A Fundação Ecotrópica precisa de doações para os animais, como frutas e verduras, alimentos para os voluntários e moradores e além disso para segurança. Para ajudar e ter mais informações, ligue 3052-6615 ou vá até a sede na Rua 03, 391, Boa Esperança, Cuiabá. 


Gabinete do deputado Ulysses Moraes