Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de junho de 2021 10h27


SAÚDE

Consórcios devem ter autonomia para contratar cirurgias eletivas, defende Dal Molin

No último dia 16, o governo de Mato Grosso anunciou a retomadas das cirurgias que estavam suspensas, desde março de 2020, em decorrência do aumento de casos confirmados de Covid-19.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Helder Faria

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) se reuniu com representantes dos 15 municípios que compõe o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires para debater o modelo de aquisição de cirurgias eletivas. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (22), na sede do consórcio, em Sorriso.

O parlamentar defendeu a autonomia dos consórcios para conduzir o procedimento de contratação de cirurgias eletivas da demanda reprimida.

 No último dia 16, o governo de Mato Grosso anunciou a retomadas das cirurgias que estavam suspensas, desde março de 2020, em decorrência do aumento de casos confirmados de Covid-19.

 Para Dal Molin, a equipe técnica do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires possuí expertise suficiente para conduzir o processo de forma ágil e financeiramente viável.

 “Eles [Consórcio de Saúde] já credenciaram inúmeras unidades de saúde, possuem um moderno sistema para prestação de contas e sabem, como ninguém, onde e como investir os recursos em benefício da coletividade. Se o governo assumir esse papel estará incorrendo no risco de atrasar o processo de aquisição dessas cirurgias”, afirma.

 Em concordância com os gestores em saúde, Dal Molin também demonstrou preocupação quanto a possibilidade do direcionamento de alguns procedimentos cirúrgicos.

 “Não podemos permitir que o prestador de serviços [clínicas especializadas] escolham aqueles procedimentos mais vantajosos financeiramente. É preciso criar um pacote englobando vários procedimentos a fim de garantir que quem 'ficar' com o filé-mignon também levará uma parte da carne do pescoço (sic)”, disse o parlamentar.

 Ele também apontou a possibilidade de as prefeituras complementarem os valores destinados pelo estado e desta maneira contemplar um número, ainda, maior de pacientes.

 “Nenhum prefeito vai deixar um munícipe perecer. Se tiver recurso disponível, ele certamente vai complementar aquilo que foi repassado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, assinala.

 Ao final do encontro, os gestores de saúde aprovaram o encaminhamento de ofício ao governo, com cópia a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), oficializando a proposta.

 “A preocupação de todos os presentes é com a qualidade da saúde pública. Entendemos que essa proposta é o melhor caminho e vamos defendê-la”, afirma a diretora-executiva do consórcio de saúde Solimara Moura.

 Além de Sorriso, também integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tapurah, União do Sul e Vera.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin