Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 10 de dezembro de 2019 11h34


PROJETO DE LEI

Proposta prevê instalação de câmeras de vigilância nos transportes de passageiros intermunicipais

A proposta, de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), tem como objetivo proteger os usuários de transportes coletivos

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) apresentou, na primeira semana de dezembro, o Projeto de Lei n° 1250/2019, que prevê a obrigatoriedade e os requisitos de instalação de câmeras de vigilância em todo e qualquer meio de transporte de passageiros intermunicipal no estado. Todos os meios de transporte de passageiros, ônibus, vans e transportes hidroviários que trafegam no estado de Mato Grosso deverão ser dotados de sistema de vigilância com câmeras de monitoramento com captação, registro e gravação de imagens internas.

Ainda de acordo com a lei, os serviços de instalação, gravação, monitoramento e vigilância das câmeras para captação e registro de imagens do exterior e interior dos veículos deverão ser prestados por empresas devidamente credenciadas perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (Crea) e seguirão todas as normas legais vigentes.

Na propositura, o parlamentar justifica que “periodicamente registram-se tragédias envolvendo meio de transporte intermunicipal, fato este que às vezes a falta de provas ou testemunhas acaba por dificultar a solução dos casos. E observa-se que se houvesse câmeras de segurança seria possível identificar exatamente o que ocorreu no fatídico acidente, o que facilitaria na resolução do caso”.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio