Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de novembro de 2015 11h58


JUSCIMEIRA

Alunos de Juscimeira visitam AL e Max Russi firma compromisso de emenda para praça

A visita faz parte do programa Por Dentro do Parlamento. Além de conhecer a Assembleia, os estudantes aproveitaram para fazer reivindicações ao parlamentar

KATIÚSCIA MANTELI / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Max Russi recebe alunos da rede publica de ensino da cidade de Santa Elvira - MT. (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O deputado estadual Max Russi (PSB) recebeu, na última semana, os alunos da Escola Estadual Santa Elvira. A unidade de ensino fica no Distrito de Santa Elvira, no município de Juscimeira.

Os 36 alunos do 1º e 2º anos do ensino médio participaram do projeto “Por Dentro do Parlamento” e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo, além de esclarecer dúvidas sobre assuntos como tramitação de projetos de lei, emendas parlamentares, distribuição de gabinetes, função e formação das comissões, sessões ordinárias e extraordinárias, distinção de competências dos poderes municipal, estadual e federal, entre outros.

Além dos assuntos abordados, os alunos e professores aproveitaram para fazer cobranças e reivindicações ao deputado, visando benefícios para o distrito de Santa Elvira, que fica a 16 quilômetros da cidade. 

Diante das demandas apresentadas, o parlamentar firmou compromisso de destinar R$ 100 mil em emendas no próximo ano para construção de uma praça com academia ao ar livre.

“Os alunos estão de parabéns. Aproveitaram muito bem a visita, fizeram perguntas pertinentes e cobraram recursos para Santa Elvira”, afirmou o deputado.

“Pedi que elencassem uma das demandas e optaram pela praça, já que o distrito não dispõe de espaços de lazer para os moradores. Então me comprometi a atendê-los com emendas no ano que vem”, ratificou Max.

Além da emenda, o parlamentar vai cobrar também, junto ao governo a readequação e ampliação da quadra coberta e conclusão das obras da unidade escolar.

Para a aluna Ingrid Marla Barbosa Feitosa, a visita foi importante, pois mostrou uma realidade que muitos alunos não conheciam. “Quem está lá fora não tem nem ideia de como é a Assembleia. É a primeira vez que entro aqui e é totalmente diferente do que eu imaginava”, disse. Ela fez questão de enfatizar que “ter esclarecido essas dúvidas pessoalmente com um deputado foi a parte mais interessante da visita”.

A opinião foi compartilhada pela professora Elivan Oliveira Gomes de Souza, que disse ter ficado surpresa com a disponibilidade do deputado em atender os alunos. 

“É uma oportunidade única na vida dos alunos, principalmente porque Santa Elvira é uma localidade carente, muitos nem mesmo conheciam a Capital do estado e é muito prazeroso poder proporcionar isso a eles. Já estivemos aqui em outro momento e não tinha nenhum deputado para nos atender, e agora, além de ter um deputado, ainda é da nossa região. Será uma aula que eles não vão esquecer jamais”, declarou a professora.

Por Dentro do Parlamento - De acordo com o coordenador do  programa, professor José Ival de Souza, nos 17 anos em atividade, o programa já atendeu quase 80 mil visitantes. A meta, para 2015, é de chegar a 6 mil visitantes. No ano passado, pelos menos 7 mil pessoas conheceram os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares.

“Temos duas proposta para serem implantadas este ano. A primeira delas é para a realização de um concurso de monografias sobre o Poder Legislativo. A outra é fazer a distribuição de cartilhas. Elas vão contar a história e o funcionamento da Assembleia Legislativa”, afirmou o professor José Ival.

 


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330


Associadas


Imagens