Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 25 de abril de 2022 18h06


EDUCAÇÃO INDÍGENA

Articulação de Max garante escola para mais de 200 alunos indígenas

Governo do Estado vai reformar um barracão de 1985 utilizado pela comunidade da Aldeia Aroeira como escola, em Comodoro

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Comunidade comemorou anúncio da construção de nova escola na Aldeia Aroeira, em Comodoro.

Foto: Fablício Rodrigues

Na semana alusiva ao Dia do Índio, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), destaca uma comemoração suplementar à população indígena. Por meio de articulação junto ao Governo do Estado, o parlamentar deu encaminhamento à tratativa, que resultou no anúncio da reconstrução da Escola Estadual Pirineus de Souza, localizada na Aldeia Aroeira, zona rural de Comodoro.

“Na realidade, o prédio utilizado pelos indígenas era um barracão de 1985 adaptado com salas. Agora, mais de 200 alunos poderão ter uma estrutura digna para conclusão dos seus estudos, graças à atuação deputado Max Russi”, comemorou a secretária de Educação do município, Daiane dos Anjos.

Ela acompanhou a condução dos trabalhos, junto ao secretário-adjunto executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Amauri Monge Fernandes.  

Para o aniversário da cidade, no próximo dia 13 de maio, o deputado Max Russi também antecipou a entrega de mobiliários para a escola. “São carteiras, aparelhos de ar-condicionado e outros móveis, que inclusive serão direcionados também para a escola”, anunciou. 

Plantio sustentável - Para Max Russi, a educação básica é um dos gargalos enfrentados pela população indígena. “Outra questão que defendo é a autonomia e o fomento da agricultura familiar nas comunidades indígenas”, complementou. 

Russi é autor de uma emenda parlamentar, que vai garantir o plantio sustentável de arroz, em 67 aldeias xavantes e bororo de General Carneiro, região do Araguaia. Essa é uma parcela do investimento, na ordem de R$ 1.1800,00 milhão, que colocará em prática o projeto, considerado inédito em todo o país. 

“Precisamos melhorar a qualidade de vida dos indígenas sem comprometer seus costumes, valores e ambiente. Se o poder público pode chegar até a aldeia, então nós iremos lá”, assegurou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. 


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330