Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de março de 2022 16h09


EM CUIABÁ

Associação cultural vai atender mais de 10 bairros, após tratativas de Max Russi

Depois de encaminhamento feito pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, escola, que era ponto de violência, será sede de novo espaço, onde serão ofertadas aulas gratuitas de música, literatura e teatro

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Escola Estadual General José de Machado Neves, localizada na Cohab Nova, em Cuiabá, será a nova sede da Associação Cultural Em Cena Escola de Artes. A assinatura do termo de concessão, que foi oficializada na segunda-feira (28), no Palácio Paiaguás e teve a participação do governador Mauro Mendes (DEM), foi articulada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB). A intenção é oferecer aulas gratuitas de música, literatura, teatro, além de uma biblioteca comunitária, às famílias de mais 10 bairros da região.

O documento foi assinado pelo secretário de Gestão e Planejamento Estratégico, Basílio Bezerra. Para o ator e palhaço Ilson Oliveira, fundador da associação e que atua ensinando arte circense gratuitamente desde 1993, a nova medida foi uma conquista de via dupla, tanto para a atuação da cia de cultura, quanto para os moradores das comunidades, que serão contemplados. 

“Quero agradecer ao deputado Max Russi e ao governador Mauro Mendes, que abraçaram a nossa causa, que entenderem a nossa necessidade, não só a nossa necessidade, mas a necessidade da nossa comunidade e nos presentear com a concessão desse espaço, onde estaremos atendendo a todos de maneira geral”, assegurou Ilson.

A vice-presidente da Cohab Nova, Marizete Aparecida, que já organiza atividades sociais para o novo espaço, acredita que, com o início das atividades, previsto para maio deste ano, o bairro passará por uma verdadeira transformação. Ela revela que a escola havia se transformado em um ponto de violência, uso de entorpecentes e abrigo para criminosos, no entanto não esconde o otimismo. 

“Um ouro muito valioso que a nossa comunidade vai receber. Isso é identificar a escola como algo construtivo, é trazer a comunidade para ter acesso a cultura e assim mudar a realidade que todos nós vivemos, tanto no bairro, quanto nas proximidades”, comemora.    

 A Associação Cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá é considerada um espaço de conhecimento, assimilação e recriação de manifestações artísticas e busca celebrar a riqueza da cultura regional e nacional, na importância da sua diversidade. Tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura popular brasileira. 

A Em Cena Escola de Artes já foi premiada como Ponto de Cultura “EM CENA”, Escola de Palhaços pela Rede de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, entre 2017 e 2018.

O deputado Max Russi se considera entusiasta de projetos, que aliam social e cultura. Ele foi autor do Projeto de lei nº 302/2021, que tramita na Assembleia Legislativa e proíbe a exigência de apresentação de Certidão Negativa de Débito (CND) com municípios, estado e governo federal, para acesso a recursos de editais e prêmios do setor cultural. 

“São ações como essa, que transformam a realidade de muitos meios, pois oferecem acesso à cultura, em paralelo com as ações sociais, transformando comunidades, que muitas vezes são dominadas pela violência, pela fala de acesso à educação. Precisamos fortalecer, cada vez mais, medias como essa e como parlamentar, sempre estarei buscando esses encaminhamentos”, garantiu.  


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330


Associadas


Imagens