Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de junho de 2022 17h39


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Associação enaltece atuação de Max em defesa da segurança de cargas no Estado

Parlamentar é autor da Lei Complementar nº 691/2021, que criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O trabalho do deputado Max Russi (PSB) em criar uma Delegacia Especializada de Roubo de Cargas inaugura um novo tempo em Mato Grosso, no combate às quadrilhas de roubo de cargas. A unidade especializada vai permitir centralizar as ocorrências de forma sistêmica. A assertiva é do presidente da Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas (ANATC), Carley Fernando Welter, na abertura do 1º Seminário sobre Roubo, Adulteração e Furto de Fertilizantes, que aconteceu em Rondonópolis, nos dias 30 e 31 de maio.

“Quis o destino ou a providência que, enquanto governador em exercício, na condição de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em 1º/07/2021, eu sancionasse o projeto e fosse promulgada a Lei Complementar nº 691/2021, criando, enfim, a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso”, lembrou Max Russi.

O ciclo de palestra contou com apoio protagonista da Polícia Militar de Mato Grosso, que objetivou debater soluções e a criação de uma rede de cooperação para aumentar a segurança das estradas, para proteger os trabalhadores, cargas e produtos que circulam por Mato Grosso e pelo Brasil. Autoridades da segurança pública trocaram experiências com as demais organizações governamentais e civis envolvidas no contexto do combate ao crime contra o transporte e o agronegócio.

Essa integração é essencial, pois muitas vezes o crime de roubo de cargas é cometido por quadrilhas com ramificações em vários estados, inclusive os receptadores. Esse é um ponto que eu entendo que ainda pode ser melhor equacionado pelas autoridades policiais federais e estaduais, apesar de reconhecer alguns avanços consideráveis.

“O objetivo do seminário é a instrução, de forma bastante positiva, da Polícia Militar e de todas as outras forças de segurança para que possamos combater de forma mais evidente e ostensivamente os crimes contra roubos, furtos, adulterações e desvios de cargas”, explicou o tenente-coronel Gleber Candido Moreno, comandante do 5º Batalhão da PM.

Eles explanaram temas sobre rotinas e procedimentos na segurança, Patrulha Rural Georreferenciada da PMMT, conhecimento no setor de transportes pela ANATC, e o contexto nacional compartilhado pelo DNIT.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330