Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021 11h08


TACS

Mais de 1.000 agentes de saúde e endemias realizam curso de formação profissional

O presidente da Assembleia Legislativa preside a CST da categoria e foi responsável por conseguir gratuitamente a capacitação, direcionada exclusivamente ACSs e ACEs.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Ana Rute Ribeiro, 44 anos, é uma das alunas da formação profissional em Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) com ênfase em Endemias de Mato Grosso. Ela é moradora do Bairro Doutor Fábio, na capital cuiabana, e faz parte dos 280 alunos de Cuiabá e Várzea Grande, que receberam diploma do curso inédito, nesta terça-feira (14), realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), articulado a partir da atuação do presidente do Legislativo, deputado Max Russi (PSB). No total, 1099 profissionais estão concluindo o curso de formação em 10 municípios pólos no estado. 

“O curso nos ajudou a ficar mais capacitados para o trabalho que desempenhamos, para nós irmos para as áreas auxiliar os moradores que mais precisam. A atuação do deputado foi muito importante, pois se todos fossem pagar esse curso, a maioria não teria condições. Eu agradeço muito a ele”, destacou a agente.

As formaturas presenciais tiveram início no último dia 24 de novembro, no pólo de Confresa e já passaram pelos municípios de Barra do Garças (26), Campo Verde (27), Rondonópolis (28), Tangará da Serra (30), Cáceres (03), Sorriso (12) e Alta Floresta (12).

Já a capacitação teve início em fevereiro deste ano, no formato de Ensino à Distância (on-line) e foi voltada exclusivamente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) de Mato Grosso. 

Totalmente gratuita, pioneira na modalidade e com direito a material didático digital e impresso, a qualificação contou com apoio pedagógico com tutores on-line e atividades práticas. 

Para o deputado estadual Max Russi, que preside a Câmara Setorial Temática (CST) dos agentes comunitários de saúde e endemias na ALMT, é satisfatório ver o sentimento de gratidão dos alunos, pois muitos declararam que há mais 10 anos não conseguiam a oportunidade de participar de um curso.

Ainda no início do ano, o secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (Contacs), Sergio Gutemberg, apontou o TACS como o melhor da América Latina e um dos melhores ofertados atualmente para a categoria no Brasil.

No final do mês passado, o deputado Max Russi (PSB), solicitou ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) apoio para a efetivação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate à Endemia (ACE’s), com base na Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006.

O documento foi entregue ao atual gestor da Corte de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, no dia 22 de novembro, quando foi firmado compromisso entre a Escola Superior de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro” e a Escola do Legislativo, para atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional de membros e servidores.

Conforme o presidente da ALMT, a legislação prevê a dispensa de processo seletivo público de ACSs e ACEs, que desempenham suas atividades antes da promulgação da emenda. O parlamentar alega que o benefício se aplica a 280 profissionais que estão sendo qualificados no Curso Técnico de Formação em Agente Comunitário de Saúde, que está sendo aplicado em parceria com a ALMT. “Se o Tribunal de Contas puder dar esse apoio, será muito importante”, reforça o parlamentar.

O compromisso de trabalhar por essa classe foi assegurado pelo deputado, por meio de sua atuação parlamentar. Até mesmo antes disso, quando prefeito de Jaciara, Russi foi um dos primeiros prefeitos no estado a efetivar os ACSs, inserindo-os num plano de cargos e salários. Já quando gestor da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Max promoveu a inclusão dos agentes comunitários no Pró-Família, hoje Ser Família. Esse programa de resgate social foi criado pelo próprio parlamentar, à época licenciado para exercer o cargo de secretário.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330


Relacionadas


Galeria de Imagens