Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 25 de agosto de 2023 11h06


PARCERIAS INSTITUCIONAIS

Max Russi mostra otimista com incentivo à agricultura familiar através da FPA

Parlamentar tem atuado em políticas públicas para incentivar sustentabilidade no campo

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Autor da Lei nº 10.638/2017, que garante 30% das compras realizadas pela Administração Direta e Indireta para aquisição de bens e serviços da agricultura familiar, o deputado Max Russi (PSB) está otimista com os encaminhamentos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) quanto ao fortalecimento das parcerias institucionais.

“A ampliação dessa integração favorece diversos quesitos, para que possamos levar desenvolvimento a famílias do campo. Dentre eles, a geração de novos postos de trabalho, aumento de arrecadação e o estímulo às produções locais”, avalia o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, também membro da FPA.

Na terça-feira (22), um dos debates promovidos pela frente parlamentar foi justamente o tema “Pensando Grande para os Pequenos”, encabeçado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico  (Sedec-MT) e apresentado pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, Celso Paulo Banazeski. 

Um dos pontos vitais é difundir uma estratégia regional de política pública, com apoio aos consórcios de desenvolvimento econômico. Na prática, para que essas associações auxiliem e fomentem os trabalhos do homem do campo. 

Max Russi presidiu o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), que atualmente é composto por 12 municípios, quando prefeito de Jaciara e reafirma a importância desse incentivo. 

“A implementação de novas técnicas, aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, capacitação e adoção de novas tecnologias são fundamentais para incentivarmos um cenário de desenvolvimento e crescimento nas comunidades rurais. O resultado que podemos ter são as famílias alcançando uma maior estabilidade financeira, segurança alimentar e qualidade de vida”, pontua. 

Agroindústria - O parlamentar avalia o agronegócio como a "mola propulsora de desenvolvimento do estado”. Na cronologia de sua atuação política, o parlamentar também destaca trabalhos que incentivam a agroindústria, como a criação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) em São Pedro da Cipa, a 150 km da capital.

A ação faz parte de uma somatória de forças entre a prefeitura e o Cidesasul, com articulação do deputado. Essa é uma das estratégias da FPA para o estímulo e crescimento do setor agroindustrial. “É necessário incentivar, fomentar esse setor, até porque sabemos que o novo ciclo de desenvolvimento do estado passa pela agroindústria”, reafirma.

FPA - A Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso foi instalada para promover debate e diálogo para apoiar o desenvolvimento do agronegócio. Com a participação de 17 parlamentares, a FPA tem o intuito de atender demandas do setor, dando aplicabilidade à legislação e políticas públicas. 

 


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330