Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de agosto de 2023 12h14


HABITAÇÃO

Max Russi defende a criação de mais programas de acesso à moradia

Deputado já articulou mais de 590 casas populares e tem atuado em programas de acesso a moradia para combater déficit habitacional.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

O deputado Max Russi (PSB) defende a criação de mais programas de acesso à moradia em Mato Grosso, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional no estado, que atualmente alcança 27%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

“Precisamos atender quem sonha com a casa própria”, reforça o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Ele alega que o território mato-grossense possui hoje mais de 360 mil famílias que ainda vivem sem uma residência digna, isso segundo o CadÚnico, que atualmente registra 1,3 milhão de inscritos. 

“Temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade, que vivem em condições até mesmo insalubres. Precisamos seguir trabalhando muito, fazer com que as políticas públicas de habitação cheguem aos 141 municípios”, argumenta o parlamentar.

Max Russi pontua a atuação do governo do estado e da primeira-dama, Virginia Mendes, na adoção e aplicação de medidas voltadas às políticas habitacionais, uma delas foi o lançamento do Ser Família Habitação. 

O programa vai possibilitar a construção de 40 mil casas populares em todo estado, com subsídios concedidos por meio do MT Participações e Projetos (MT-Par) para o valor de entrada da casa própria. 

“O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia têm trabalhado muito nessas políticas públicas e o Parlamento tem sido parceiro, para que possamos dar condições e as famílias em situação de vulnerabilidade tenham um lar para chamar de seu. Como deputado, quero continuar fortalecendo essas ações, formatando projetos, incentivando, cobrando e fiscalizando”, assegurou. 

Atuação - No decorrer de sua atuação na Casa de Leis, o deputado Max já articulou a construção de 592 casas populares em diversos municípios. Acompanhando a cronologia de suas ações políticas, Russi, quando foi prefeito de Jaciara, formalizou cerca de 1.000 moradias destinadas gratuitamente à população vulnerável, por programas municipais, estaduais ou federais. 

No ano passado, o primeiro-secretário foi um dos articuladores para que a Assembleia Legislativa aprovasse a proposta que destina 80% do que for arrecadado pelo Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para a infraestrutura em transporte e habitação. 

O substitutivo integral ao Projeto de Lei 956/2022 garantiu a continuidade da contribuição, utiliza 20% deste montante para famílias de baixa renda vinculadas ao CadÚnico.

Habitação inclusiva - Max Russi articulou ainda emenda federal, que possibilitou à prefeitura de Pontal do Araguaia colocar em prática o Projeto Reconstruir, que está reformando e readequando as casas de pessoas com deficiência do município, com mão de obra de reeducandos da cadeia pública. Cerca de 10 residências já foram contempladas com as adaptações e a intenção é que esse programa se estenda a outros municípios.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330