Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto leva qualificação a mulheres de Leverger

Viabilizada por emenda parlamentar de Max Russi, iniciativa contempla sete cidades do Vale do Rio Cuiabá e incentiva a geração de renda a partir da produção artesanal.

POR JOSÉ MARQUES / GABINETE DO DEPUTADO MAX RUSSI  •  26 DE ABRIL DE 2022

POR JOSÉ MARQUES / GABINETE DO DEPUTADO MAX RUSSI  •  26 DE ABRIL DE 2022

Santo Antônio de Leverger foi o segundo município contemplado com o ciclo de cursos, que envolvem confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa e palestras e festivais culturais.

Santo Antônio de Leverger foi o segundo município contemplado com o ciclo de cursos, que envolvem confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa e palestras e festivais culturais.

Foto: FABLICIO RODRIGUES/ALMT

Em Santo Antônio de Leverger, mais de 100 mulheres estão sendo contempladas pelo o projeto social “Pelas Mãos Delas”, inciativa que tem a parceria e articulação do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB). Uma delas é a dona de casa Elizangela de Mello Ribeiro (39), moradora do município.

Mãe de 5 filhos, Elizangela enxergou nas qualificações, oferecidas gratuitamente, uma oportunidade de renda extra, através dos cursos de laços e chocolates.  Ela foi informada por uma prima de que o projeto estaria em Leverger e não pensou duas vezes, pegou sua bicicleta e foi correndo se inscrever. “Eu peguei a minha bicicletinha e vim correndo. Agora vou comprar o material, fazer tudo em casa e sair vendendo.”, comemorou.

Amanda Rafaela (20) é manicure, no entanto está desempregada há alguns meses. Sem perspectiva de voltar a desempenhar a própria profissão, ela se emociona ao falar do curso de bordados, que vê não só como uma nova chance, para melhorar o faturamento da família, mas também de superar uma crise de ansiedade.

“Não posso falar, pois se eu falar eu vou chorar. Superar crise de ansiedade, ter uma renda financeira, fora várias outras coisas. Que o deputado Max Russi continue ajudando a essas mulheres, que isso aqui tá muito bom”, disse. 

Juliane Joana (41) é pedagoga, mas alega que há 3 anos está fora do mercado de trabalho. Para a educadora, as qualificações oferecidas agregam aprendizado e aperfeiçoamento. 

“É uma melhoria da autoestima para nós mulheres, até porque essa pandemia nos deixou desanimadas, tristes a deixamos até de nos cuidar. Pra mim, esses cursos vieram pra levantar mesmo minha autoestima, pra nos mostrar que a gente é capaz, que a gente pode produzir e que a gente da conta de fazer, que nós somos capazes”, avalia. 

Pelas Mãos Delas - Santo Antônio de Leverger foi o segundo município contemplado com o ciclo de cursos, que envolvem confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa e palestras e festivais culturais, promovidos pelo “Pelas Mãos Delas”, que terá sua próxima edição em Chapada dos Guimarães. 

O projeto vem sendo realizado através da parceria do deputado Max Russi, por meio de uma emenda parlamentar, sob a coordenação da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP-MT).

Tendo passado por Poconé e Leverger, a intenção é levar qualificação gratuita a 700 mulheres, chegando, nesta primeira-etapa, também aos municípios de: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento Jangada e Barão de Melgaço. 

 

Gabinete do deputado Max Russi