Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Logo

A ALMT tem um convite especial para os alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental anos finais e do 1º ano do ensino médio, de escolas públicas ou privadas.

Estão abertas as inscrições a uma das cadeiras do Parlamento Jovem, que está em sua 9ª Legislatura.

Para participar basta se inscrever na coordenação da sua escola e ser eleito para representar sua escola em uma votação popular que ocorrerá no site da ALMT.

Este ano, para retomar as atividades, além dos estudantes de Cuiabá e Várzea Grande também poderão participar os estudantes de Rondonópolis.

Pais e professores, ajudem e incentivem os estudantes a participar deste ato de cidadania.

O que é o Parlamento Jovem?

O projeto foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental anos finais e ensino médio das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar com várias atividades de formação e vivência, incluindo visitação aos poderes do Estado, formação em processo legislativo, elaboração de projeto de lei, colégio de líderes e sessão ordinária.

Neste ano, todos os estudantes dos sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental anos finais e do primeiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares dos municípios atendidos podem se candidatar a uma das cadeiras do Parlamento Jovem. São 24, porque esse é o atual número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Como participar?

  • O aluno deve se inscrever junto à Direção de sua escola ou órgão interno por ela designado;
  • Ter rendimento escolar satisfatório em todas as matérias;
  • Deve fazer sua campanha entre os colegas de escola de maneira respeitosa;
  • A comunidade escolar deve escolher por meio de votação simples organizada pela equipe gestora os dois candidatos que representarão a escola na eleição estadual;
  • Os candidatos receberam um número com 3 dígitos atribuído aleatoriamente pela ordem de inscrição;
  • De posse desse número os candidatos iniciarão sua campanha para que recebam os votos no período de abertura da votação pelo site da ALMT.

Como serão escolhidos os Deputados Jovens Mato-grossenses?

Cada escola participante do projeto pode ser representada por até dois candidatos, que serão escolhidos por meio de votação interna simplificada envolvendo os alunos do ensino fundamental anos finais e ensino médio.

Definidos os candidatos da escola, eles então receberão da equipe organizadora do projeto um número de candidato cada com três dígitos, definidos randomicamente.

De posse desse número os candidatos podem iniciar sua campanha para a eleição por voto popular no site da ALMT em período definido no cronograma do projeto.

Os deputados jovens serão eleitos de acordo com o número de votos recebidos, respeitadas as reservas de vagas de candidatos oriundos de escolas públicas, interior do estado e das deputadas jovem.

Os nomes dos deputados jovens serão amplamente divulgados.

Todas as escolas e candidatos eleitos receberão um comunicado do responsável pelo projeto.

Quais são as atividades do Deputado Jovem em seu mandato?

Durante o seu mandato de 2 (dois) anos, o Deputado Jovem participa de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa como:

  • Palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado;
  • Palestras sobre os poderes do Estado e suas atribuições;
  • Participar das Sessões Ordinárias e Especiais do Parlamento Jovem;
  • Acompanhar ocasionalmente um deputado em suas atividades parlamentares;
  • Desenvolver ao longo de seu mandato pelo menos um projeto de lei;
  • Visitas aos órgãos púbicos do Estado de Mato Grosso;
  • Visita a Brasília conhecendo a capital e as dependências do Congresso Nacional.

Atendimento