Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


ODM Logo

As instituições públicas em todas as esferas de governo vêm buscando caminhos que ampliem sua participação no ambiente onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que atendem às expectativas e às necessidades da sociedade.

Um dos caminhos escolhidos é o planejamento estratégico, uma metodologia gerencial que permite uma análise da situação atual e possibilita focalizar uma direção a ser seguida pela instituição, utilizando de forma sistemática todos os seus recursos, assim como o potencial das pessoas que nela trabalham.

É um processo contínuo e sistemático, no qual a instituição define ou revisa sua razão de existir, sua visão de futuro, seus valores e seus objetivos estratégicos.

O planejamento estratégico constitui também uma ferramenta de gestão que possibilita desencadear mecanismos de participação em diversos níveis de decisão e direciona a aplicação dos recursos disponíveis visando atingir seus objetivos, permitindo estabelecer um caminho comum a partir do conhecimento das dificuldades e facilidades do ambiente, ou seja, é uma maneira de ajudar a instituição a executar melhor sua missão.

Para que o planejamento estratégico atinja sua máxima eficácia é necessário que seja entendido e incorporado por todas as pessoas da organização, sendo assumido como um patrimônio individual e ao mesmo tempo coletivo.

Anexos:

Mapa Estratégico Plano Estratégico 2019-2024 Carta de Serviços ao Usuário