Widson Maradona |
![]() |
Sessão Especial para entrega de comendas no Município de Terra Nova do Norte |
Com a presença de aproximadamente 1,5 mil pessoas, o deputado Dilmar destacou a importância do evento. “O título leva o nome do saudoso Norberto Schwantes, desbravador de Mato Grosso, que trouxe famílias inteiras para contribuir com o desenvolvimento. Essa homenagem em nome da Assembleia Legislativa nos deixa feliz porque conhecemos a trajetória dos pioneiros dessa terra”, disse emocionado.
Entre os homenageados, o deputado federal Roberto Dorner, destacou iniciativa. “É uma ação positiva porque presta homenagem às pessoas que trabalham por este estado. Essa festa também é um momento ímpar por reunir gaúchos do Brasil inteiro demonstrando a grande cultura e união que mantém as tradições gaúchas cada vez mais fortes”.
O deputado Pedro Satélite (PSD) avaliou como justa a homenagem aos brasileiros da região Sul do país. Destacou a importância para a região norte, que se tornou de economia pujante graças ao empenho de cada imigrante. “Desenvolvemos a região com a contribuição de cada um desses pioneiros e a Assembleia Legislativa reconhece todo esse trabalho”, disse Satélite.
O prefeito de Terra Nova, Milton Toniazzo agradeceu a presença e destacou a importância da união dos povos da Região Sul. “É um orgulho recebermos todos para essa grandiosa festa, com homenagens para nossos pioneiros”.
Moções de Aplausos foram entregues para Eloni Luiz Lavarda, Gertrudes Schwantes e Nesio Alves Correa, pelos serviços prestados para o desenvolvimento de Mato Grosso. “É uma forma de manifestarmos o reconhecimento pelos trabalhos em benefício do desenvolvimento do nosso estado”, disse Dilmar.
Reni Fassbinder lembrou as dificuldades da época, quando demoravam cinco dias de viagem de Sinop a Terra Nova do Norte. “Viemos em busca da terra prometida ao povo do Sul”. Ele chegou em 1980 onde trabalhou na educação dos assentados na Escola Terra Nova. É gerente da Agência Fazendária da Jurisdição de Matupá. Outro homenageado, Vilson Rohenkol garante que o esforço valeu a pena. “Esta terra se tornou um lugar bom para se viver”.
Norberto Schwantes nasceu em março de 1935 em Tenente Portela. Atuou como jornalista e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Em 1971 criou a Cooperativa 31 de Março – Coopercol, que promoveu a colonização de diversas cidades mato-grossenses, como Canarana e Água Boa.
Confira a lista dos homenageados com a Comenda Desbravador Norberto Schwantes, criada pela Resolução 1.498/ 2010, às personalidades que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento de Mato Grosso:
Acácio Weirich, natural do Rio Grande, chegou em Terra Nova do Norte, onde trabalhou na agropecuária, com foco na bacia leiteira.
Angelin Polita, natural de Cotegipe/ RS, chegou em 1978 na 4ª Agrovila, hoje Nova Guarita, foi o primeiro presidente da paróquia Santo Antônio.
Ana Carolina Zarth, natural de Tenente Portela/ RS, chegou em Mato Grosso em 1978, juntamente com outras famílias, através da Coopercana, para colonizar e abrir fronteiras no projeto Terra Nova. É presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
Antônio Pinto Souza, chegou em 1982 no Distrito de Terra Nova do Norte, onde desenvolveu o comércio local e a agropecuária. É um dos fundadores do CTG Querência Nova de Terra Nova do Norte.
Arlindo Cancian desde 1979 desenvolve atividades a agropecuária com foco na bacia leiteira.
Arlindo Lazaretti, natural de Saradi/RS, chegou em 1985 em busca de terras mais férteis em Terra Nova, residiu em Nova Guarita, onde contribui para o desenvolvimento.
Alvirio Marchioro, natural de Cidade Tenente Portela/RS, é sócio fundador do CTG Recordando Pagos desde 1997.
Arnold Eduardo Schowanz, natural de Getúlio Vargas/RS, chegou em 1981 em Sinop, onde prosperou por acreditar e trabalhar na terra fértil.
Augusto Dunke chegou em 1982 no Distrito de Terra Nova do Norte, para atuar na agropecuária.
Cândido OSS, natural de Xaxim/SC, chegou em Matupá em 1986, onde ajudou no processo de emancipação. Comerciante e agropecuarista ficou conhecido como pai da agricultura por ser o primeiro a cultivar arroz e soja no município.
Dolair Rosa Biguelini desde 1980 em Mato Grosso atua na agropecuária.
Estevão Krupinski desde 1981 em Canarana desenvolveu atividade comercial com foco na agropecuária.
Elio Schenider, desde 1985, no Distrito Terra Nova do Norte, desenvolve atividades na agricultura e pecuária. Mudou-se para Guarantã do Norte onde atua na área jurídica.
Enio Omar Schneider, chegou em 1980 em Mato Grosso no Distrito de Terra Nova, sendo um dos desbravadores que também ajudou a implantar as primeiras safras de soja e pecuária leiteira. Elegeu-se vereador por três mandatos.
Erzidio Zavarezze, natural de Tucunduva/RS, é sócio fundador do CTG Recordando Pagos desde 1982.
Frederico Pereira chegou em 1979 no Distrito de Terra Nova do Norte, onde desenvolveu atividades agropecuária e comercial.
Ivone Basso, desde 1979 desenvolve atividades comerciais.
Ivo Barros, desde 1979 reside em Terra Nova, é fundador do CTG querência Nova da Comunidade.
Jane Maria Goulart, desde 1978 fixou residência em Terra Nova, onde promoveu o ensino local, sendo a primeira professora e fundadora da primeira escola estadual denominada 12 de Abril. É tabeliã do Cartório de Registro Civil de Nova Guarita.
João Alcides Marcante, natural de São Valentim/RS, chegou em 1981 em Terra Nova, onde desenvolve atividades agrícolas, com foco no setor madeireiro.
José Bastos Machado, natural de Palmeira das Missões/ RS, chegou em 1978 em Nova Guarita onde atua na agricultura.
João Bizotto Soster chegou em Alta Floresta em 1977 e depois fixou residência em Nova Guarita.
Juca Fasbinder chegou em 1981 no Distrito Terra Nova para trabalhar na agricultura e pecuária leiteira.
Liane Pruinelli chegou em 1980 no Distrito de Terra Nova para desenvolver atividades comerciais.
Maria Marta Soster chegou em 1980 em Nova Guarita para trabalhar na agricultura e pecuária, cultivando arroz, milho e feijão.
Nadir Moresco desde 1980 no Distrito de Terra Nova onde desenvolveu o comércio local e agropecuária.
Nilson Basso (in memorian) chegou em 1979 onde contribuiu na produção agropecuária, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa por décadas.
Noemia Toniazzo, natural do Rio Grande do Sul, chegou em 1979 sendo uma das pioneiras da região.
Odair Biguelini chegou em 1982 no Distrito de Terra do Norte onde contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e pecuária leiteira.
Paulo Carvalho Canto desde 1991 chegou no Vale do Araguaia onde exerceu a medicina. Trabalhou em Canarana, Água Boa e Nova Xavantina. Em 2003 seguiu para trabalhar em Canarana e Querência.
Reni Fassbinder, natural de Ijuí, chegou em 1980 onde trabalhou na educação dos assentados na Escola Terra Nova. É gerente da Agência Fazendária da Jurisdição de Matupá.
Roberto Dorner, natural de Bom Retiro/SC, deputado federal, coleciona vários títulos pela atuação no futebol regional, chegou em 1979 na região Norte onde instalou a empresa Navegação interligando o país. Construiu o primeiro prédio de Sinop, atua no ramo de telecomunicação, é proprietário da TV Cidade Canal 4, afiliada do SBT, em Sinop. Em 2005 também adquiriu as TV´s Rondon de Cuiabá e de Rondonópolis.
Rui Roque Paludo, natural de Tenente Portela, chegou em 1980 para atuar no ramo madeireiro. Trabalha ações sociais e ajudou a construir a Igreja Paraquial São Cristóvão.
Padre Rudi Feidin chegou em 1992 para atender a comunidade da paróquia de Terra Nova. Também atuou em Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, e Nova Guarita. Ajudou na construção de 50 igrejas na região.
Valdemar Koch chegou em 1979 em Canarana. Em 81 mudou-se para Terra Nova e hoje reside em Sinop.
Valdir Koch chegou em 1979 no Distrito de Terá Nova do Norte, onde desenvolve atividades comercial e agropecuária.
Vendelino Ferrari chegou em 1980 no Distrito de Terra Nova onde desenvolve atividades da agropecuária e bacia leiteira.
Vilson Rohenkol desde 1981 também veio para Mato Grosso em busca de oportunidades. Contribui para o desenvolvimento da agropecuária.
Wilson Oliveira Couto chegou em 1980 no Distrito de Terra Nova onde atua na agropecuária.
Mais informações
Secretaria de Comunicação
Fones: 3313-6310/ 9952-1211