Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 27 de outubro de 2005 16h12


EM SESSãO SOLENE COM INíCIO PREVISTO PARA AS 17H30 DO PRóXIMO SáBADO (29), A SER REALIZADA NO SALãO PAROQUIAL DA IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSáRIO – NA PRAçA MANOEL LOUREIRO – CENTRO DA CIDADE, O PADRE E FREI DA ORDEM FRANCISCANA, ALEMãO ERHARD JOSEF ALFRED WINTER, SERá HOMENAGEADO COM O TíTULO DE CIDADãO MATO-GROSSENSE – REQUERIDO PELO DEPUTADO JOSé CARLOS FREITAS...

Frei alemão tem cidadania de MT

Sempre buscando apoio financeiro em comunidades alemãs e do próprio bolso, Erhard Winter se tornou benfeitor de crianças e necessitados

FERNANDO LEAL / ASSESSORIA DE GABINETE



A Assembléia Legislativa vai materializar uma ligação fraterna de décadas entre uma região da Alemanha e Mato Grosso – até agora existente apenas nos corações e nas mentes das populações das cidades de Tettnang e Rosário Oeste (distante 133 quilômetros de Cuiabá, no Centro Sul, mesorregião do Alto Paraguai).

Em sessão solene com início previsto para as 17h30 do próximo sábado (29), a ser realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário – na Praça Manoel Loureiro – centro da cidade, o padre e frei da Ordem Franciscana, alemão Erhard Josef Alfred Winter, será homenageado com o título de Cidadão Mato-grossense – requerido pelo deputado José Carlos Freitas (PFL) e outorgado pela AL – pouco tempo após completar Bodas de Ouro de sacerdócio.

Em sua missão no Brasil, Frei Eraldo – como o religioso é conhecido em Mato Grosso, 78 anos, teve o apoio fundamental da enfermeira e missionária leiga também alemã, Odilia Moll, 87. Ela é considerada pelo franciscano como a “Benfeitora de Rosário Oeste” e também foi lembrada por Freitas com Moção de Aplausos.

O título foi aprovado por unanimidade e oficializado pela Resolução nº 415/05, publicada no Diário Oficial de Mato Grosso – edição de 06.10.2005.

“Essa homenagem significa para mim uma grande surpresa. Em 94, eu já tinha recebido o título de Cidadão Rosariense. Entendo que cumpri a missão (de forma natural, sem pretender reconhecimentos)... foi para mim... uma vocação”, salientou o franciscano com dificuldades em se expressar por causa do seu português fortemente carregado pelo sotaque alemão.

Frei Eraldo lembrou que em boa parte de sua vida de sacerdócio, durante o período em que foi pároco na Alemanha, pensava insistentemente: “Essa não é a minha vocação. A minha vocação,... minha missão é no Brasil. Ainda tenho que trabalhar lá”. Ele continuou: “E, quando cheguei aqui, achei a minha casa”.

Para Freitas, as homenagens a Erhard Winter e Odília Moll representam o reconhecimento simbólico do povo mato-grossense a um homem que fez da evangelização e dos apoios humanitário e fraterno seu princípio de vida, e a uma dedicada colaboradora na missão do religioso.

“Este é um gesto de reconhecimento e de solidariedade e agradecimento por tudo o que esse missionário da paz fez por Mato Grosso, através do povo de Rosário Oeste. Frei Eraldo veio da Alemanha e dedicou praticamente toda sua vida e sua história para que tivéssemos um Estado mais feliz e Rosário Oeste com melhor qualidade de vida e que – por isso mesmo – já possui o título de Cidadão Rosariense. Tenho o maior orgulho de poder proporcionar essa homenagem”, disse o parlamentar.

A Obra do Autêntico Franciscano

Durante um grande período, o religioso franciscano realizou missões pastorais pelo interior de Rosário Oeste, num raio de cerca de 400 quilômetros – área de abrangência da paróquia do município. Sempre montado em seu cavalo “Baio”, pelo qual tinha verdadeira adoração, ele evangelizou pessoas e realizou casamentos, batizados, 1ªs comunhões, missas e velórios, entre outras atividades.

Com as ajudas financeiras conseguidas em comunidades da Alemanha, ele construiu – em Rosário – centros comunitários para jovens; uma casa para filhos de hansenianos; espaço próprio para trabalhos de catequese para crianças; reformou a casa e o salão paroquiais do município; e auxiliou muito as irmãs religiosas que cuidavam de hansenianos.

Frei Eraldo também construiu as capelas de São Francisco e de São Luiz de Sales, e auxiliou na construção da capela de São Benedito. Fez, ainda, capelas e salões paroquiais nos bairros Aeroporto, Santa Izabel, São José, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco, e criou o grupo Meninos Cantores – similar a existente na Alemanha. Em Cuiabá, ele ajudou a fundar a Igreja Mãe dos Homens.

O religioso auxiliou, ainda, na recuperação de jovens dependentes químicos; e também portadores de deficiências com reformas de suas residências e cadeiras de rodas. Para a Pastoral dos Idosos, doou máquinas de costura; e para crianças e adultos debilitados, máquina de multi-mistura pra produção de farinha vitamínica utilizada na alimentação.

Recentemente, também com recursos conseguidos na Alemanha, o franciscano construiu e vai inaugurar – neste sábado (29), com previsão para as 15 horas – a “Ala Pediátrica” do hospital municipal de Rosário – única unidade de saúde local.

Pelas mãos do padre e frei Eraldo, todas essas obras transformaram Tettnang (Alemanha) e Rosário Oeste (Mato Grosso) em cidades-irmãs. Elas se aproximaram e se uniram através dos fortes princípios franciscanos do religioso, que deu vida a uma figura simbólica que tomou conta de corações e mentes da população de Rosário e de todos os que o conheceram: a “Ponte da Amizade”, que ganhou vida através dos traços e cores da artista plástica Cida Arias – paulista de nascimento e rosariensxe de coração.

Por essa história de dedicação, o alemão Erhard Winter se transformou em personagem principal do livro “Soldado sem Fronteira”, de Frank Suni.

A Origem de Tudo

O padre e frei da Ordem Franciscana, Erhard Josef Alfred Winter, nasceu em Heidelberg, Alemanha, em 21 de maio de 1926. Em 06 de setembro de 1959, foi nomeado missionário para Mato Grosso, deixando sua cidade natal para vir ao Brasil no mesmo ano.

No dia 27 de dezembro de 1959, ele chegou em Campo Grande, no Estado ainda uno de Mato Grosso. Lá – por determinação de seus superiores franciscanos, frei Eraldo seguiu para Rosário Oeste, onde passou a se dedicar integralmente às viagens pastorais e atividades missionárias, se dividindo ainda em idas à Alemanha – sempre em busca de ajuda financeira para crianças e necessitados de Rosário.

No dia 1º de agosto de 1991, Frei Erhard Winter se aposentou como pároco, passando a se dedicar inteiramente a benfeitorias na cidade que escolheu para realizar sua missão.

Outra das fortes emoções sentidas por ele, surgiu na demonstração de orgulho que seus sobrinhos – adultos e já casados – externaram quando fez a viagem mais recente para o Brasil: “Estamos muito orgulhosos com o nosso ‘vovô da Mata Virgem’”. Filhos de um irmão do religioso – falecido com a esposa em acidente de trânsito, os sobrinhos foram criados por ele desde muito pequenos; daí, também se considerarem “netos”. Mata virgem é uma referência à grande extensão da mata que Frei Eraldo desbravava em seu cavalo “Baio”, entre a paróquia de Rosário Oeste e a entrada de Cuiabá, próximo do município de Nossa Senhora do Livramento.

O orgulho dos “sobrinhos-netos” era com o trabalho de evangelização – missão desenvolvida pelo padre-frei em condições amplamente desfavoráveis na região.

O Incansável Apoio de Dona Moll

A Sra. Odilia Moll, 87 anos, é considerada pelo padre e frei da Ordem Franciscana, Erhard Winter, a “Benfeitora de Rosário Oeste”. Missionária leiga, ela ajuda o religioso desde o início, ainda em uma paróquia na Alemanha. Naquela época – entre os anos de 1956 e 1959, sob o regime comunista, Dona Moll foi a principal colaboradora do frei no tratamento de crianças em campos de concentração.

Ainda no começo – e com a mesma dedicação, Dona Moll se transformou na madrinha dos sobrinhos órfãos do religioso e também cuidou dessas crianças na Casa Paroquial alemã, onde elas também ficaram.

Nesses quase 60 anos de apoio ao trabalho desenvolvido pelo padre e frei franciscano, Odília Moll também dedicou apoio irrestrito na ajuda a Mato Grosso, mais especificamente a Rosário Oeste – mesmo de longe, na Alemanha – principalmente arrecadando doações financeiras nas diversas comunidades daquele país, para crianças e necessitados do município mato-grossense.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com