Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de junho de 2002 00h00


JúLIO CAMPOS SERá INDICADO HOJE PARA O TRIBUNAL DE CONTAS

Júlio Campos será indicado hoje para o Tribunal de Contas

Na sessão noturna de hoje, os deputados devem homologar o nome do ex-governador para Conselheiro do TC

MARIA LUIZA / ALMT



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo, PL, acabou de fazer um pronunciamento reconhecendo de público todo o trabalho do ex-governador Julio Campos, “um cidadão que deixou sua marca como administrador e político em todo o estado”. O deputado foi decisivo: "ao tomar conhecimento da vontade do ex-governador de ir para o TC, de pronto dei o meu apoio, o meu aprovo, porque a presença de Julio campos no TC vai ser a voz da classe política naquele Conselho”. Bosaipo vai mais além afirmando que gostaria que todos os Conselheiros tivessem passado pelo crivo das urnas - “que soubessem o que é ganhar e perder eleições e, especialmente que passassem pela dificuldade de se pagar as contas de campanha”.

O parlamentar elencou todo o sucesso eleitoral de Júlio Campos que ganhou inúmeras eleições, só perdendo para “o instituto da reeleição, quando disputou a eleição com o governador Dante de Oliveira”. Segundo Bosaipo além de merecer o cargo de Conselheiro, “Júlio Campos foi expurgado do cenário político pelo candidato a governo Blairo Maggi, do PPS, que não o quis na sua chapa, embora as pesquisas de opinião - quantitativa e qualitativa - o apontavam como o segundo colocado para o senado”.

Na sua avaliação, Julio campos seria eleito para o senado caso dispusesse de recursos para a campanha, facilmente teria uma cadeira na Câmara Federal e, para deputado estadual não precisaria sair de casa, “só pelo telefone ele seria eleito para a Assembléia Legislativa”. Bosaipo reconheceu de público todo o trabalho do então governador Julio Campos pela região do Araguaia, priorizando as rodovias, grande entrave para o desenvolvimento na época, “depois dele se fez muito pouco nesse setor”. Depois disso só no segundo governo Dante houve investimentos na região.

Bosaipo ressaltou a humildade de Júlio Campos, que já subiu em todos os degraus do pódio político, chegando até a ser primeiro secretário do Senado da Republica e, no entanto visitou cada deputado buscando apoio para essa indicação. Bosaipo lamentou a atitude de alguns amigos que sempre viveram à sombra do poder que emanava de Julio Campos, “quando ele detinha o cetro do poder e, atualmente tomaram outro caminho, se distanciando do seu convívio pessoal”.

Merecimento

A Assembléia Legislativa encaminhou ao governador Rogério Salles a indicação do nome do ex-governador Julio Campos para ocupar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas em substituição a Oscar Ribeiro, que se aposenta. Em seguida o governo envia a mensagem para o Poder Legislativo que é apreciada pelos deputados e, após a arguição do ex-governador, acontece a votação. A indicação do nome para essa vaga é da Assembléia, daí a necessidade desse procedimento.

A aprovação será tranqüila devido o reconhecimento unânime dos parlamentares pela sua contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso. A deputada serys Slhessarenko, PT, ao receber em seu gabinete o ex-governador Julio Campos, colocou a sua postura de não votar devido os critérios estabelecidos para a escolha dos Conselheiros, “mas não farei nenhum pronunciamento contra porque reconheço o seu valor como político, indiferente das nossas diferenças ideológicas”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Plenário
Maria Luiza e Maria Nascimento
Em:19.06.2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com