Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de setembro de 2004 17h52


“A LEI Já NOS GARANTE 30% NAS DISPUTAS DOS PARTIDOS NOS PROCESSOS ELEITORAIS, MAS QUEREMOS IR ALéM. QUEREMOS FINANCIAMENTOS NAS CAMPANHAS E PARTICIPAR DA COMPOSIçãO DO PARLAMENTO EM TODAS AS SUAS INSTANCIAS”, ENFATIZOU A DEPUTADA VERA ARAúJO (PT)...

“Lugar de mulher é na política”

Afirmação foi tema de um seminário realizado via videoconferência pela bancada feminina do Congresso Nacional e CFEMEA. Deputada Vera (PT) intermediou participação de mulheres no debate

IVANA QUADROS / SECRETARIA DE IMPRENSA



“A Lei já nos garante 30% nas disputas dos partidos nos processos eleitorais, mas queremos ir além. Queremos financiamentos nas campanhas e participar da composição do parlamento em todas as suas instancias”, enfatizou a deputada Vera Araújo (PT).

Esse foi um dos temas abordados durante a videoconferência “Lugar de Mulher é na Política”, promovida pela Bancada Feminina do Congresso Nacional e pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), em Brasília.

Durante a discussão todas as participantes lamentaram o preconceito e as dificuldades que as mulheres enfrentam para ocupar cargos públicos. “Falta apoio político, partidário, financeiro e, principalmente, eliminar a discriminação que está impregnada na sociedade de que lugar da mulher é na cozinha”, ressaltou a representante do PFL municipal, Norma Regina Pinheiro da Silva Pereira.

A secretaria adjunta das Secretarias Especiais de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), Maria Laura Sales Pinheiro também frisou que mesmo com os avanços da inclusão da mulher na política, sua participação ainda é pouca. Ela defende que a representação feminina poderia estar melhor, mas acredita que a “falta” de mulheres no meio político se deve pelo pouco investimento econômico e político.

“Mulheres não estão conseguindo preencher as cotas porque não há respaldo político. E todos os crimes que se comete contra mulher, seja no âmbito doméstico, no trabalho, ou em qualquer outro local, é um problema do estado, um problema da sociedade”, destacou Maria Laura.

REPRESENTAÇÃO

Na ocasião, foram apresentados dados e análises sobre a participação feminina nas eleições municipais de 2004, no qual as mulheres representam 22,14% das candidaturas a vereador/vereadora e 9,43% das candidaturas a prefeito/prefeita em todo país. Por outro lado, 51,18% do eleitorado nacional é feminino.

A videoconferência no qual participaram16 Assembléias Estaduais do país, entre elas o estado de Mato Grosso, contou com a presença da deputada federal, Iara Bernardi e da senadora Serys Slhessarenko, ambas representantes da bancada Feminina no Congresso Nacional; da socióloga e diretora colegiada do CFEMEA, Almira Rodrigues; além de representantes da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE) e da Rede Parlamentar de Mulheres das Américas.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com