Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Wilson Santos propõe campeonato de futebol amador no calendário esportivo estadual

PL do deputado inclui o tradicional “Peladão Mato-grossense” entre os eventos oficiais. A proposta busca fortalecer o futebol amador em Mato Grosso e homenageia o radialista Cláudio Kiesqui

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 14:04:00  •  20 Acessos

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 14:04:00  •  20 Acessos

O deputado Wilson Santos propôs o Projeto de Lei n.° 1.375/2025, instituindo o Campeonato Estadual de Futebol 'Peladão Mato-grossense' em homenagem a Cláudio Kiesqui, com objetivo de fomentar esportes, integração social e cidadania.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Wilson Santos com Cláudio Kiesque durante um dos campeonatos do Peladão

Wilson Santos com Cláudio Kiesque durante um dos campeonatos do Peladão

Foto: Samantha dos Anjos

Cláudio com o filho Poli Kiesque que é coordenador geral da competição do Peladão

Cláudio com o filho Poli Kiesque que é coordenador geral da competição do Peladão

Foto: Samantha dos Anjos

 Para fomentar a política pública ao esporte, promover a integração social e de incentivo à cidadania, o deputado Wilson Santos (PSD) propôs o Projeto de Lei n.° 1.375/2025 que institui o  Campeonato Estadual de Futebol “Peladão Mato-grossense” (Peladão MT) no calendário oficial de eventos esportivos de Mato Grosso.  O texto prevê que a competição seja celebrada anualmente em 17 de julho, data de nascimento do radialista e entusiasta do futebol amador Cláudio Kiesqui, falecido em dezembro de 2021, aos 80 anos. A proposta em tramitação foi apresentada nesta quarta-feira (3), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa (ALMT). 

 De acordo com o parlamentar, além de valorizar e incentivar o futebol amador de Mato Grosso, o proje também será a oportunidade de eternizar o importante papel de Cláudio Kiesqui que fez história e permitiu que o Peladão fosse o maior campeonato de futebol amador do país. “Este campeonato consolidado em Mato Grosso surgiu com base do Peladão de Manaus. Cláudio Kiesque e o seu filho Poli Kiesque foram lá, conheceram de perto como funcionava, em 2005. O Peladão é da família, com grande apelo social, porque associa esporte, amizade e alegria e aproxima as pessoas, as famílias e as comunidades”, disse.

  O projeto cita que o Peladão MT ficará sob a fiscalização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), cujo objetivo será exclusivamente descritiva e cultural, não envolvendo a exploração comercial da marca “Peladão” que é um campeonato de futebol amador de Cuiabá que teve início em 2005 e considerado um dos maiores da região centro-oeste e do país, executado pela Prefeitura de Cuiabá, sob gestão de Wilson Santos no período de 2004 a 2010, e idealizado e coordenado por Cláudio Kisque que foi pioneiro na transmissão de partidas e na divulgação de informações das ligas amadoras, atuando em diversas emissoras de rádio em Mato Grosso. 

 Wilson Santos lembra que nos primeiros anos de existência do evento esportivo, já era notável o aumento de equipes de futebol amador em vários municípios de Mato Grosso. “Só para ter uma ideia, no ano passado, foram 730 equipes de 62 municípios que participaram do campeonato, o que comprova o grande alcance social e participação popular nos esportes. Além da doação de toneladas de alimentos não-perecíveis, arrecadados todos os anos, sendo que ano passado alcançaram mais de 35 mil toneladas, é a comprovação da responsabilidade social aplicada pelo campeonato para atender entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade”, relatou. 

 O Peladão MT tem como finalidade fomentar a prática esportiva - com ênfase na modalidade de futebol amador, propiciar saúde, lazer e bem-estar à população por meio de atividades físicas, integração entre atletas, dirigentes, associações, ligas e comunidades dos municípios participantes. Também, tem o propósito de estimular o desenvolvimento técnico-esportivo, fortalecer as organizações comunitárias voltadas ao esporte amador, incentivar ações sociais por meio de arrecadação e doação de alimentos a entidades filantrópicas e contribuir para a geração de renda e empregos diretos e indiretos com a movimentação esportiva e cultural do evento.

Gabinete do deputado Wilson Santos