Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

ALMT vai adotar software desenvolvido pela ALRN

Novo sistema não terá custo para Assembleia Legislativa de Mato Grosso e proporcionará mais transparência e agilidade nos trabalhos

POR JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  27 DE FEVEREIRO DE 2024 ÀS 11:56:00  •  34 Acessos

POR JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  27 DE FEVEREIRO DE 2024 ÀS 11:56:00  •  34 Acessos

Foto: Helder Faria

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT)  estuda a instalação de um novo software que vai permitir interligação de todos os sistemas do Parlamento para garantir ainda mais segurança, agilidade e transparência nos trabalhos parlamentares, por meio de uma parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O novo sistema será repassado sem custo.

Hoje (27) pela manhã, os técnicos do Poder Legislativo potiguar Jorge Henrique de Azevedo e Stefano Rosemberg Freire apresentaram, em Cuiabá, o software de gestão legislativa, que tem como objetivo aperfeiçoar e atualizar o sistema em uso. 

A vice-presidente da ALMT, Janaina Riva (MDB), participou da reunião e demonstrou entusiasmo com o que presenciou. “Foi muito importante que a equipe técnica da Assembleia estivesse reunida para acompanhar a apresentação. Queremos dar uma cara nova para a Casa, para que ela seja mais moderna para atender os servidores e os deputados”, afirmou ela.

O secretário parlamentar da Mesa Diretora, José Domingos Fraga Filho, revelou que o software vai permitir mais agilidade e transparência nos trabalhos  parlamentares, proporcionando a interligação de todos os sistemas da Casa, garantindo ainda mais segurança às informações. "Essa parceira com a ALRN nos permitirá aperfeiçoar cada vez mais nosso processo de tramitação das propostas legislativas”, apontou.

O diretor de Tecnologia de Informação da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, explicou que o novo sistema foi implantado no Parlamento potiguar em 2017, quando a instituição deu início ao processo legislativo eletrônico.

“Desde o início do sistema até a finalização do processo, o projeto desenvolveu e começou a criar uma participação muito forte da comunidade legislativa, e hoje somos referência nacional. Graças ao sistema, ganhamos um prêmio nacional e começou o interesse de outras assembleias para compartilhar conosco. Implantamos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e outras têm demonstrado interesse, como é o caso de Mato Grosso. Não tem custo nenhum para implantar esse novo sistema. Hoje fizemos uma demonstração para os técnicos e deputados por setores da Casa”, disse Gurgel.

O secretário de Tecnologia de Informação (TI) da Assembleia de Mato Grosso, André Luís de Moraes Souza, falou sobre os benefícios e as vantagens que o novo sistema poderá proporcionar ao Parlamento mato-grossense.

“A ideia é que, como eles estão bem avançados tecnologicamente no Rio Grande do Norte, a gente possa implantar o novo sistema para que consigamos aplicar essas técnicas no nosso trabalho de tramitação de matérias no dia a dia. Eles estão há dois anos desenvolvendo o sistema, que é consolidado e premiado. A Assembleia só tem a ganhar com esse processo”, afirmou Souza.

“O novo sistema vai propiciar uma série de relatórios, por exemplo, quantas indicações, moções e requerimentos foram apresentados, entre outras formas de controle. Os deputados terão mais facilidade de prestar contas do trabalho parlamentar”, destacou o consultor da Secretaria de Serviços Legislativos da ALMT, Gabriel Lucas de Barros.

“Essa iniciativa surgiu durante um seminário da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em outubro de 2023, quando tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho na ALRN com visitas técnicas. Uma Assembleia transparente é um norte que a Mesa Diretora dá para todas as secretarias e unidades da Casa, é algo que todos nós perseguimos, ou seja, sempre com melhoras e acessível”, lembrou ele.

Nesta primeira reunião, participaram servidores dos núcleos Social, Ambiental e Econômico, da Presidência, de gabinetes, da Secretaria de Serviços Legislativos, da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, da Câmara Setorial Temática e da Comissão de Constituição Justiça e Redação. O segundo encontro será nesta quarta-feira (28), na sala de videoconferência, para outros setores da Casa.

Secretaria de Comunicação Social