Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


II SIMPÓSIO SOBRE O AUTISMO

II SIMPÓSIO SOBRE O AUTISMO

II SIMPÓSIO SOBRE O AUTISMO

Evento realizado em nos dias 04 e 05 de abril de 2022, das 08h00 às 18h00 no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros com transmissão ao vivo em plataforma digital, com objetivo de debater as questões referentes às necessidades do autismo em suas diversas fases, políticas públicas e ações de inclusão social.  
 

PARTICIPAÇÃO: DOAÇÃO DE 1 KG DE ALIMENTO.

 

Dia 02 de abril é uma data decretada pela ONU – Organização das Nações Unidas desde 2008, como dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Estima-se que no Brasil haja mais de 2 milhões de autistas. Diante desse número alarmante se faz necessário discutirmos políticas públicas, disseminar conhecimento e informação para todos os municípios, garantir a lei 12.764 aplicando os dispositivos legais. 

Após se inscrever no evento, acesse um dos grupos do Watzapp para receber informações e o link da transmissão.
 

Grupo Watzapp 1

Grupo Watzapp 2

Grupo Watzapp 3

Grupo Watzapp 4

Grupo Watzapp 5
 

 

Wilson Santos

Wilson Santos
Deputado Estadual

Currículo

Wilson Pereira dos Santos, 57 anos, nascido em Dracena (SP), chegou em Cuiabá aos três anos de idade, em 1964. Formou-se em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e lecionou história de Mato de Grosso durante as décadas de 80 e 90 em escolas e cursinhos pré-vestibulares na Capital. 


Rosa Viana

Rosa Viana
Presidente ONG Ação Azul

Currículo

Presidente ONG Ação Azul


Virginia Mendes

Virginia Mendes
Primeira-dama de Mato Grosso

Currículo

Primeira-dama de Mato Grosso


Rosamaria Ferreira de Carvalho

Rosamaria Ferreira de Carvalho
Secretária Estadual de assistência Social

Currículo

Rosamaria Ferreira de Carvalho é graduada em Pedagogia e habilitada para o magistério de Filosofia e Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem duas pós-graduações, uma em Supervisão Escolar e outra em Educação em Saúde Pública.


Gilberto Figueiredo

Gilberto Figueiredo
Secretário de Saúde

Currículo

Secretário de Saúde


Alan Porto

Alan Porto
Secretário de Educação

Currículo

Alan Porto é engenheiro civil e está na Seduc desde de 2017; primeiro, como secretário adjunto de Obras e, em seguida, secretário adjunto-executivo. Também foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, durante a gestão de Mauro Mendes no Palácio Alencastro.


Kelly Viegas

Kelly Viegas
Presidente AMA Mato Grosso

Currículo

Presidente AMA Mato Grosso


Juliana Fortes

Juliana Fortes
ONG Ação Azul

Currículo

ONG Ação Azul


Luiz Antonio Ferreira

Luiz Antonio Ferreira
Cridac

Currículo

Cridac


Livia Moraes

Livia Moraes
Educadora

Currículo

Mestre em Educação pela UNICAMP. Ocupa o cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais no FNDE, desde 2008. Assumiu a Coordenação de Habilitação e Registro da Coordenação-Geral do Programa Nacional do Livro Didático no período de 2019 a 2020.Atual Assessora da Secretaria-Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. 


Dra. Marta Pires Relvas

Dra. Marta Pires Relvas
Profª Dr Neurocientista/ Autora

Currículo

Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuropanatorrista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificado Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus + University – Europe -Portugal.


Eugênio Cunha

Eugênio Cunha
Drº Professor/Autor

Currículo

Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá,  especialização em Docência do Ensino Superior (2006), Psicopedagogia. Prof. e coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia clínica e Institucional da Faculdade Cnec Itaboraí, coordenador pedagógico do Colégio Objetivo Camboinhas, prof. do Centro Brasileiro de Pesquisa - Censupeg, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (Políticas Públicas em Educação).


Adilson Souza

Adilson Souza
Psicólogo

Currículo

Psicologia pela Universidade Nove de Julho  -  UNINOVE/ SP. Pós graduação Transtorno do Espectro Autista pela CBI OF MIAMI.


Dr Rauni

Dr Rauni
Professor

Currículo

Doutor e Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas. Especialização em Neuropsicologia e Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, ambos pela UNICAMP. Graduado em Psicologia pela UEL. Presidente do capítulo MT da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria infantil e Profissões afins (ABENEPI). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). 


Dra. Aline Quintal

Dra. Aline Quintal
Psiquiatra

Currículo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). CRM MT 6605/RQE 124 - Tem experiência na área de Medicina, com Residência Médica em Psiquiatria pela UFSM e Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFMG. É mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFMT (2018). Atualmente, é Professora Auxiliar de Psiquiatra e Saúde Mental na UFMT e orientadora da Liga Acadêmica de Saúde Mental da UFMT- LASM/UFMT. - 


Bárbara Maciel

Bárbara Maciel
Psicopedagoga e Psicóloga

Currículo

Formação Psicopedagoga e Psicóloga, Especialização em Terapia ABA, Responsável técnica na CAMPI Clínica de Atendimento Multidisciplinar à crianças autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento. vice presidente do SIPERGS sindicato dos psicólogos do RS.


Francisco Paiva

Francisco Paiva
Jornalista/ Pai de Autista

Currículo

Jornalista, pai de autista, cofundador e editor-chefe da Revista Autismo, autor do livro "Autismo - Não espere, aja logo!" e criando a primeira rede social dedicada ao autismo, a Tismoo.me.


Lucelmo Lacerda

Lucelmo Lacerda
Drº Em Educação Inclusiva Professor

Currículo

Pós-Doutorado em Psicologia pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências.


Oswaldo Barbosa

Oswaldo Barbosa
Facilitador

Currículo

Atua há 19 anos na gestão de projetos/negócios sociais e inclusivos em organizações do Terceiro Setor. É facilitador e especialista em planejamento estratégico, gestão financeira, elaboração e avaliação de projetos (PMD PRO, Marco Lógico), estruturação, reestruturação de organizações do Terceiro Setor.


Diana Serpe

Diana Serpe
Advogada

Currículo

• Advogada. Palestrante especializada na defesa dos direitos de pessoas com deficiência. Experiência e vanguarda nos casos de direito de crianças e adolescentes autistas em todo Brasil - causas em que promoveu o tratamento vitalicio e integral pelos planos de saúde e inclusão social e escolar com atendimento adequado. Criadora do Autismo e Direito, movimento com perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook), Atualmente com mais de 62 mil seguidores


Denise Torres Molina

Denise Torres Molina
Coordenadora de Ações Inclusivas do Senai-MT

Currículo

Mulher, de cor parda, Mestre em Gestão  e tecnologia Industrial, Especialista em Gestão e Tecnologia Industrial, Neuro Educação, Educação das Relações Étnico Raciais, Libras, Pedagogia para Formadores para Educação Profissional, e Educação Especial e Inclusão.


II SIMPÓSIO SOBRE O AUTISMO

Período do Evento: 04/04/22 08:00 à 05/04/22 18:00

Palestrantes: Wilson Santos , Rosa Viana , Virginia Mendes , Rosamaria Ferreira de Carvalho , Gilberto Figueiredo , Alan Porto , Kelly Viegas , Juliana Fortes , Luiz Antonio Ferreira , Livia Moraes , Dra. Marta Pires Relvas , Eugênio Cunha , Adilson Souza , Dr Rauni , Dra. Aline Quintal , Bárbara Maciel , Francisco Paiva , Lucelmo Lacerda , Oswaldo Barbosa , Diana Serpe e Denise Torres Molina

Descrição: Dia 02 de abril é uma data decretada pela ONU – Organização das Nações Unidas desde 2008, como dia Mundial de Conscientização do Autismo. Estima-se que no Brasil haja mais de 2 milhões de autistas. Diante desse número alarmante se faz necessário discutirmos políticas públicas, disseminar conhecimento e informação para todos os municípios, garantir a lei 12.764 aplicando os dispositivos legais.

Inscrições Encerradas

Inicio do evento: 17/03/22 às 08h.

Término do evento: 05/04/22 às 18h.

Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Cuiabá - MT.

Mais Informações: 3313-6420 GAB. Dep..