Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

3ª Legislatura do Parlamento Mirim é debatida em Várzea Grande

Das 76 escolas de Ensino Fundamental e de educação infantil, apenas 26 delas participarão desta edição

POR ELZIS CARVALHO/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  18 DE MARÇO DE 2011 ÀS 12:34:00  •  6 Acessos

POR ELZIS CARVALHO/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  18 DE MARÇO DE 2011 ÀS 12:34:00  •  6 Acessos

O coordenador do projeto Parlamento Mirim, 3ª Legislatura, da Assembleia Legislativa, Arturo José Tomaselli de Oliveira, participou hoje (18) – no Conselho Municipal de Várzea Grande – de uma palestra com os diretores e coordenadores pedagógicos de 26 escolas municipais sobre o cronograma das atividades, em 2011.

Para Arturo Tomaselli de Oliveira, a 3ª Legislatura será bastante concorrida em função de quatro municípios – Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães – disputarem as 24 vagas de deputado estadual mirim. Ele destacou que as escolas serão orientadas pelas secretarias de educação dos municípios e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na formatação das propostas que devem concorrer.

“Os municípios estão mais interessados em participar nesta Legislatura. Um dos focos da palestra é mostrar a importância da democracia às crianças várzea-grandenses. Elas vão aprender um pouco sobre a reforma política e de como funciona a política mato-grossense. Dessa forma, elas terão opinião própria sobre as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo”, destacou Arturo de Oliveira.

De acordo com assessora técnica de gabinete da Secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande, Fátima Rosana Farias, o projeto Parlamento Mirim vem ao encontro da proposta curricular do município, em inserir os estudantes no processo democrático brasileiro. Segundo ela, o município participou em 2010 do Parlamento Mirim com sucesso.

“Em Várzea Grande somente os alunos dos 6º anos – antiga 5ª série – vão concorrer a uma das 24 cadeiras de deputados. Hoje, são 58 turmas de um total de 26 escolas municipais. No município vão concorrer às vagas 230 alunos. As propostas são embasadas na realidade e na necessidade de cada região várzea-grandense. O mais importante é a formação política do nosso aluno, que fica para sempre com ele”, destacou Fátima Farias.

Veja o cronograma das atividades a ser realizado em 2011:
18 a 29/04 – escolha dos projetos de lei nas escolas;
02/5 – último prazo para entrega de projetos de lei na Assembleia Legislativa;
09 a 13/05 – análise de projetos de lei na Assembleia Legislativa;
27/05 – divulgação dos projetos de lei selecionados;
09 a 10/06 – seminário com os deputados mirins eleitos;
14/06 – instalação da 3ª Legislatura

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação Social
3313-6310/6283
Data: 18/03/2011

Secretaria de Comunicação Social