Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 1 de março de 2023 15h36


NOVA SESSÃO LEGISLATIVA

Comissão de Relações Internacionais é instalada

Colegiado foi criado por resolução publicada em 2021

INGRIDY PEIXOTO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Helder Faria

A Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional foi instalada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (1). No encontro, foram eleitos como presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente, os deputados Gilberto Cattani (PL) e Júlio Campos (União). 

Após acordo entre os deputados, Cattani foi reeleito para o cargo da presidência da comissão. O parlamentar foi idealizador do colegiado, que foi criado pela Resolução nº 7.134/2021, aprovada em novembro de 2021. Esta é a última comissão permanente criada pela Assembleia Legislativa e faz parte do Núcleo Econômico.

O deputado Júlio Campos (União), por sua vez, foi eleito vice-presidente da comissão. Colegas como Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB) destacaram a ampla experiência do parlamentar, que já passou por outros cargos eletivos, como ponto positivo para escolha do nome dele. “É alguém que pode abrir portas em Brasília”, disse Santos. Já Russi defendeu que a atuação de Campos será importante para abrir diálogo com a China, por exemplo.

A chapa única foi eleita por unanimidade. “É uma honra realmente estar de novo à frente dessa comissão criada na legislatura passada e que já fez coisas grandiosas, como um evento de escala internacional no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, intercâmbio com Israel e outros países próximos, busca por tecnologia em grãos”, pontuou Gilberto Cattani. Também esteve presente na reunião o deputado Juca do Guaraná (MDB). 

São membros titulares da Comissão de Relações Internacionais os deputados Gilberto Cattani, Júlio Campos, Janaina Riva (MDB), Max Russi e Wilson Santos. Na suplência estão Dr. Eugênio (PSB), Juca do Guaraná, Elizeu Nascimento (PL), Diego Guimarães (Republicanos) e Carlos Avallone (PSDB).

O colegiado tem como objetivo debater, desenvolver e fortalecer as relações internacionais do estado de Mato Grosso e também é responsável por analisar o mérito de projetos em tramitação na Casa dentro desse tema.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com