Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Seminário discute desafios e experiências de comunicação no Poder Legislativo

Pela manhã, profissionais da Câmara dos Deputados apresentaram um panorama da comunicação pública, que aponta a internet como ferramenta fundamental

POR MÁRCIA ANDREOLA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  1 DE DEZEMBRO DE 2017 ÀS 12:47:00  •  8 Acessos

POR MÁRCIA ANDREOLA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  1 DE DEZEMBRO DE 2017 ÀS 12:47:00  •  8 Acessos

Foto: Marcos Lopes

O 1º Seminário de Comunicação Pública, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deu início essa manhã (1) ao segundo dia de palestras, com o painel: “Comunicação pública: desafios e experiências no Poder Legislativo”.

As jornalistas e pesquisadoras Cláudia Lemos e Cristiane Brum Bernardes,  da TV Câmara e do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, respectivamente, fizeram um panorama da tevê pública da década de 1980 para cá.

“Entre os anos 1990 e 2000, inspirados pela Constituição cidadã e pela redemocratização, o Estado ganha musculatura. Nesse tempo, a comunicação cresceu muito no setor público. Escândalos, como o envolvendo o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na década de 90 (caso juiz Nicolau), escancarando o Judiciário, fizeram com que o setor público despertasse para a importância de se comunicar com a sociedade”, explica Cláudia Lemos.

A servidora da Câmara também apresentou as dimensões que permeiam essa discussão, como a construção de imagem, representação social, “que é a dimensão que faz com que os parlamentares tomem a decisão de montar uma estrutura de comunicação”, explica Lemos, e a função de contribuir para o incremento da transparência e prestação de contas, da participação política, da prestação de serviços ao cidadão, da informação e promoção do debate público, que a pesquisadora denomina como uma dimensão democrática.

“O regulamento interno da Câmara estabelece transparência e promoção do debate efetivo como condições para a comunicação e é isso em que temos que nos pautar”, completa Cristiane Bernardes.

Cláudia Lemos fez algumas provocações, como questionar se as campanhas de publicidade promovidas pelas diversas esferas de poder atendem, de fato, o interesse público.

Internet - Tanto Cláudia quanto Cristiane destacaram a importância da internet nos processos de comunicação pública. Elas citaram produtos da TV Câmara como, por exemplo, audiências interativas, portal e-democracia e wikilegis (programa que facilita a busca de projetos de lei), que têm contribuído para facilitar o acesso à informação.

“No mês passado, participei do Congresso Ibero Americano, em Portugal, e só se falava em internet, mobile first e mídias sociais. Qual formato devemos adotar? O que é melhor? Precisamos experimentar. A tecnologia está nos possibilitando novos rumos”, aponta.

Sobre as palestrantes - Cláudia Lemos é analista de Comunicação da Câmara dos Deputados, atua na TV Câmara e no Centro de Formação (Cefor), como pesquisadora e professora. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Comunicação Pública – ABCPública. Jornalista (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em Literatura Comparada pela UFMG. Professora em diversos cursos de graduação e pós-graduação em comunicação. Foi secretária de Comunicação do Ministério Público Federal (2003-2005 e 2013-2014) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP, 2010-2013). Além disso, atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República e nas assessorias de comunicação do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras instituições públicas e privadas de Brasília e Belo Horizonte.

Cristiane Brum é doutora em Ciência Política (2010) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados. Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Legislativos da Escola de Política, Filosofia e Estudos Internacionais da Universidade de Hull, no Reino Unido (2013).

Programação – Na parte da tarde, o seminário segue às 14 horas com o painel: “Rádio e a comunicação pública”, com os jornalistas e professores Alexandre Pereira Tondella e Sônia Virgínia Moreira.

Às 16 horas, a palestra “Comunicação e Marketing Institucional” será ministrada pelo professor Antônio Carlos do Amaral. O jornalista Phelipe Siani encerra a programação do Seminário de Comunicação Pública com o  workshop “Novas linguagens do Telejornalismo”.

Secretaria de Comunicação Social