Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

ALMT aprova PEC para manter servidores da Empaer

Servidores tiveram vínculo considerado nulo, mesmo com aprovação em processo seletivo.

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  17 DE JUNHO DE 2021 ÀS 07:25:00  •  18 Acessos

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  17 DE JUNHO DE 2021 ÀS 07:25:00  •  18 Acessos

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Com 22 votos favoráveis e duas ausências, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação nesta quarta-feira (16) a Emenda Constitucional 10/2021 proposta pelas lideranças partidárias, que altera o artigo 38 da Constituição de Mato Grosso e permite que a contratação de pessoal das sociedades de economia mista e das empresas públicas tenha o regime jurídico próprio das empresas privadas até a data limite de 4 de junho de 1998.

Agora, a emenda constitucional deverá ser submetida à segunda aprovação em plenário antes de ter o texto promulgado pela Mesa Diretora. 

Um dos responsáveis pela articulação foi o deputado estadual Wilson Santos (PSDB). O parlamentar realizou uma audiência pública no dia 10 deste mês na qual foi debatida a demissão compulsória de 61 servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 

Todos os servidores da Empresa foram contratados por meio de processo seletivo realizado no início da década de 90 e agora tiveram o vínculo com o Estado considerado nulo. 

O deputado Wilson Santos diz que a emenda constitucional oferece segurança jurídica e impede que empresas públicas como a Empaer sejam totalmente desestruturas, principalmente nos atendimentos em municípios do interior aos trabalhadores da agricultura familiar. 

“Essa emenda constitucional segue a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, permitindo que muitos trabalhadores não sejam considerados precários diante de um volume de serviços prestados de alta qualidade a Mato Grosso”, destaca.

Gabinete do deputado Wilson Santos