Para o presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB), tanto a consolidação do processo democrático, quanto à nova realidade que atravessa hoje o parlamento, são conquistas que muito contribuíram, e contribuem, para o desenvolvimento de Mato Grosso.
“Na verdade, representamos a continuidade de um processo democrático que só foi possível diante da perseverança, da obstinação pelo crescimento, e do compromisso daqueles que nos antecederam nesses quase 200 anos, em todas as legislaturas. Hoje, estamos aqui fazendo a nossa parte com o trabalho voltado para o bem coletivo da população”, disse Silval.
O deputado avalia como “bastante positiva” a atuação da Assembléia Legislativa nestes últimos anos. “O povoamento em todas as regiões do Estado é uma constante, e povoamento exige progresso. Todos nós deputados temos que lutar pelos direitos dos cidadãos em comunidade. Graças a Deus temos conseguido êxito, mas reconhecemos que muito ainda precisa ser feito”.
Silval Barbosa observa que a mudança da Assembléia para a nova sede foi uma exigência natural do fluxo de trabalho que já estava sendo prejudicado pela precariedade de instalações na antiga sede. “Temos hoje um grupo de trabalho constante, que é a Câmara Setorial Temática que realiza debates com técnicos e autoridades das áreas de meio ambiente, agricultura e pecuária, biocombustíveis, biopirataria, enfim, estudos nos mais diferentes setores, que muito têm contribuído para a condução de nossas políticas públicas”, afirma Silval.
Outra observação do presidente, é que a Assembléia Legislativa, “A Casa do Povo”, conforme o slogan de sua gestão, aproximou-se mais do cidadão. O programa Por dentro do Parlamento, criado há nove anos, com o objetivo de aproximar diversos setores da sociedade ao Legislativo estadual, alcançou a marca de 20 mil visitantes durante esse período. Outra conquista que se tornou realidade com a nova sede foi a instituição do Parlamento Mirim, que traz a participação da juventude.
Para melhor servir ao povo, foram instalados na nova sede pontos de atendimento de outros órgãos públicos em suas amplas e modernas dependências (Justiça Eleitoral e Ministério do Trabalho). Existe hoje uma nova dinâmica à programação da Rádio AL e, em breve, a Casa deverá transmitir em canal aberto de TV os trabalhos legislativos.
Além disso, lembra Silval, a AL, que representa o fórum competente para discutir os mais legítimos interesses do povo, intensificou as realizações de audiências públicas, um trabalho que muito tem contribuído para a solução dos mais diversos problemas de interesse da sociedade. “Enfim, há muito o que comemorar hoje, embora somos conscientes de que temos muito trabalho para realizar, com a disposição da força do mandato que o povo nos dedicou”, enfatiza Silval.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6310/ 6283