Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de abril de 2021 15h09


SAÚDE PÚBLICA

AL convida governador e prefeito para expor ações de combate à Covid-19

Deputado Wilson Santos diz que Legislativo deve atuar para superação de divergências políticas e melhor resultado das políticas públicas

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou na manhã desta quarta-feira (14) requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que convida o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) a comparecer na Casa de Leis para prestar esclarecimentos sobre as ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19).

A data sugerida para que as duas autoridades compareçam ao Legislativo é no período de 19 a 23 de abril. 

O parlamentar justifica que a medida é necessária diante do aumento crescente de casos confirmados de contaminação, ao mesmo tempo em que Mato Grosso é o último estado do país em número de pessoas vacinadas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. 

Em Cuiabá, populares tem recorrido aos deputados estaduais para fazer diversas reclamações relativas à vacinação, como agendamento de datas e baixo número de funcionários nos postos, o que estariam gerando excessivos atrasos para a conclusão dos procedimentos. 

Ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos e atualmente no exercício do quarto mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Wilson Santos prega a superação de desavenças políticas para que Estado e município possam trabalhar em conjunto nas ações destinadas à prevenção da vida em um momento em que a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 se agrava ainda mais. 

“A divergência política deve ser superada para salvar vidas. Todos os dias se vê uma discussão verbal do governador com o prefeito num momento em que estamos numa guerra. Mato Grosso está perdendo 100 vidas por dia”, disse.

Na avaliação do parlamentar, a Assembleia Legislativa, que tem em seus quadros ex-vereadores, ex-prefeitos e deputados experientes, poderá contribuir para uma aproximação política do atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, com o governador Mauro Mendes, a fim de garantir o melhor êxito das políticas públicas.

“É um convite oficial para que essas duas autoridades legitimadas pelo voto popular compareçam, se possível juntos, para apresentar as ações em prol da população. A Assembleia Legislativa, com seus parlamentares experientes e preocupados com a população, pode sim ser esse elo de ligação em um momento que a população necessita de uma efetiva participação do poder público nas demandas da saúde”, concluiu

Dados oficiais - De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso já registra 334.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 8.771 óbitos.

Foram notificadas 2.543 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 334.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.041 estão em isolamento domiciliar e 311.244 estão recuperados.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (71.172), Rondonópolis (24.949), Várzea Grande (21.697), Sinop (16.993), Sorriso (12.174), Tangará da Serra (11.287), Lucas do Rio Verde (10.869), Primavera do Leste (9.681), Cáceres (7.204) e Alta Floresta (6.439).


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420