O presidente da sessão e autor do Título de Cidadania, deputado Sérgio Ricardo disse que a atuação de Paiva Netto é focada na misericórdia e na ajuda ao próximo e tem sido primordial para o desenvolvimento da solidariedade e fraternidade entre os indivíduos, servindo aos povos das mais distantes nações do planeta e, principalmente, "a nossa gente humilde e desassistida".
Para ele, ao propagador a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, Paiva Netto consolidou na Legião da Boa Vontade um sistema educacional que tem por base a formação do ser humano em todas as suas dimensões, ou seja, física, ética, de conduta, em função do seu meio social, no seu componente intelectual e fundamentalmente através de sua espiritualidade.
“Trata-se, de uma pedagogia que visa não somente a preparação da criança para uma carreira profissional, mas também essencialmente o entendimento do espírito da cidadania, para a formação dos valores e dos sentimentos do coração”, destacou Sérgio.
Para ele, felicitar o grande líder da LBV pelo seu Jubileu de Ouro é também homenagear os Homens e Mulheres de Boa Vontade que com sua dedicação e trabalho alicerçados em temas fundamentais como a Solidariedade, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Responsabilidade Social, Paz e Espiritualidade Ecumênica, contribuem sobremaneira para o desenvolvimento social do país.
Sérgio Ricardo destacou ainda que falar de Paiva Netto é falar de amor. É falar de humanismo, de altruísmo, de um mundo melhor "que todos nós sonhamos, mas que temos que construir a cada dia, a cada gesto, em nossas relações pessoais, em nossa forma de interagir com o mundo e as pessoas. Deus escolheu uma pessoa muito especial para dar continuidade ao trabalho iluminado do saudoso Alziro Zarur, fundador da LBV".
LBV
Presente em Cuiabá desde 1° de janeiro de 1982, a LBV mantém em na capital um Centro Comunitário e Educacional que oferece serviços de proteção social gratuitos e permanente a usuários da assistência social e a quem necessitar da instituição.
Essas ações de formação e inclusão social são desenvolvidas através de diversos programas em parceria com governos, empresas, instituições e a sociedade civil. A parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por exemplo, prevê a expansão das ações sociais para as comunidades dos bairros Dom Aquino e Águas Nascentes, as quais receberam, só em 2005, cerca de 3.150 atendimentos.
Outros programas que são objeto da admiração e respeito dos mato-grossenses realizam-se através de projetos sócio-educativos voltados para crianças da 1ª a 4ª séries das escolas públicas e pertencentes a famílias em situação de risco, como por exemplo: a Oficina do Saber, a Oficina dos Arteiros, o Coral Ecumênico Infantil LBV com amostra de talento e a Alfabetização Digital, entre vários outros.
Também merecem destaques, o Programa Ronda da Caridade que desenvolve projetos como o de Alfabetização e Educação Geral para Adultos, o de Qualificação e Educação Profissional, o Plantão Social e o Programa Ser Mulher, entre diversas outras atividades cujo alcance, valor e eficiência, são tamanhas que tomariam um tempo imensurável para discorrer sobre seus reconhecidos méritos.
“No momento em que se fortalece a Cultura da Responsabilidade Social entre o meio empresarial e a sociedade organizada, temos observado muitas iniciativas altamente louváveis, porém isoladas. Se essas ações fossem um pouco mais integradas, o quanto mais ganharíamos em termos de eficiência, de foco e efetividade, suplantaríamos tantos problemas de logística e ganharíamos muito em termos de visibilidade e apoio”, disse Sérgio Ricardo.
Trajetória
Com 65 anos, José de Paiva Netto é natural da cidade do Rio de Janeiro, nascido em 02 de março de 1941. Escritor, jornalista, radialista, compositor, poeta e Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), Paiva Netto é membro militante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Academia de Letras do Brasil Central, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e da União Brasileira de Compositores (UBC).
Mais Informações:
Secretaria de Comunicação
Fones: 3901 6310/6283