Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de agosto de 2018 13h37


ESCOLAS PÚBLICAS

ALMT aprova projeto que determina servir lanche antes das aulas

Proposta do deputado Botelho visa proporcionar melhor aproveitamento de alunos durante as aulas

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Para o deputado Botelho, além de suprir necessidades nutricionais, o lanche ainda contribuirá para o rendimento escolar

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Os deputados concentraram esforços nesta terça-feira (28) e limparam a pauta com a votação de importantes projetos para Mato Grosso. Um deles é o de número 69/2017, que obriga as escolas da rede pública estadual a ofertar um lanche antes do início das aulas. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), o projeto segue para a sanção do governo antes de entrar em vigor a nova lei.

O objetivo da proposta é propiciar melhores condições de aprendizado aos alunos, especialmente aos carentes, que na maioria das vezes já chegam na escola com fome e têm que aguardar o horário do lanche para se alimentarem.

Conforme o projeto, o alimento deverá ser ofertado 30 minutos antes do início das aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Dessa forma, serão beneficiados os alunos da Educação Infantil, Fundamental, Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Botelho defende a proposta como fundamental para o crescimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. “Essa lei vai diminuir a deficiência nutricional dos estudantes. Pois sabemos que alunos bem alimentados tendem a aproveitar muito mais o conteúdo dado em sala de aula”, afirma Botelho.

O deputado chama a atenção para a realidade de muitos alunos da rede pública de ensino que, sem condições, se alimentam de forma precária em suas casas. Muitas vezes, não têm nem um copo de leite para saciar a fome, tendo que esperar até a metade do período de aula para comer o lanche oferecido.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760