Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 12 de julho de 2018 19h27


SAÚDE

ALMT intervém para evitar paralisação de atendimento na Santa Casa de Rondonópolis

Médicos da UTI pediátrica pediram demissão em decorrência de atrasos salariais. Repasses devem ser feitos à prefeitura municipal

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma reunião com representantes do Hospital Santa Casa de Rondonópolis e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no intuito de evitar a paralisação dos trabalhos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica do hospital. Os médicos que atuam no setor pediram demissão em decorrência de atrasos salariais e devem trabalhar até 15 julho, caso a dívida não seja saldada.

A Santa Casa de Rondonópolis possui dez UTIs pediátricas que atendem a população da região sul do estado. Com o aviso de suspensão dos trabalhos dos médicos, as unidades não teriam como dar continuidade aos atendimentos e por isso já recusam novos pacientes. De acordo com o representante da Santa Casa, Sinézio Alvarenga, o hospital possui um déficit com relação aos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) no valor de R$ 12 milhões desde 2015.

Ainda de acordo com o representante, para dar continuidade aos trabalhos, a Santa Casa contratou R$ 10 milhões em empréstimos com bancos, mas mesmo assim a folha salarial está atrasada desde março, quando só 40% dos funcionários foram pagos.

O representante da SES, Vagner Simplício, afirmou que é necessário garantir a continuidade dos serviços a partir da união de todos agentes envolvidos, públicos e prestadores de serviços. “Viabilizamos para que, junto com a prefeitura de Rondonópolis, possamos garantir o funcionamento do contrato com a Santa Casa”.

De acordo com o representante, os hospitais filantrópicos não possuem contrato diretamente com o governo do estado, mas com as prefeituras, que ficam responsáveis pelos repasses dos recursos encaminhados pelo governo e por isso o trabalho será para agilizar o pagamento à prefeitura de Rondonópolis.

A Assembleia intermediou o encontro entre o hospital e a Secretaria de Estado de Saúde atendendo a um pedido do deputado Sebastião Rezende (PSC). O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou essa atuação da instituição. “Chegamos a um consenso para que o Estado pague parte da dívida com a prefeitura e assim equalize a dívida até que o fundo passe a ser recolhido e repassado a partir de agosto. O papel da Assembleia, além de legislar e fiscalizar, é promover o diálogo e intermediar as discussões entre os poderes e a sociedade no intuito de encontrar soluções”.

Participaram da reunião os deputados Eduardo Botelho (DEM), Sebastião Rezende (PSC), Wilson Santos (PSDB), Janaina Riva (MDB), Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), Allan Kardec (PDT) e Dr. Leonardo (SD).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com