Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de outubro de 2019 09h21


INVESTIGAÇÃO

ALMT realiza primeira reunião da CPI da Energisa

Os membros da CPI da Energisa já deixaram agendada uma nova reunião para a próxima quinta-feira (30). A primeira a ser ouvida será a secretária-adjunta do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona.

LAIS MEDEIROS DO CANTO / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) criou oficialmente e definiu os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa nesta quarta-feira (23), que irá apurar as denúncias contra possíveis abusos cometidos pela empresa Energisa. Na reunião, foi definido como relator o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), enquanto o vice-presidente será o emedebista Thiago Silva e o presidente será o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC).

A CPI não tem poder de punição, mas pode encaminhar às autoridades conclusões que possam abrir caminho a processos no futuro. Na reunião, o presidente da CPI defendeu que a população precisa ser ouvida. “Vários vereadores realizarão audiências públicas e eu acredito que é importante a realização dessas audiências públicas. Essa é a maneira que a população tem para fazer suas reclamações e apontamentos em relação às suas faturas, que tiveram um aumento exorbitante nos últimos meses”, defendeu Elizeu Nascimento.

O deputado Thiago Silva destacou o atendimento que a concessionária de energia elétrica tem prestado em Mato Grosso. “Além do preço, devemos discutir o atendimento que a Energisa tem prestado à população. A empresa tem que andar na mesma velocidade que o estado de Mato Grosso tem crescido. Nós não podemos crescer 10% e a Energisa, que é a empresa responsável pela distribuição (de energia), não ter a estrutura para dar suporte para os investimentos no estado”, ressaltou.

O relator Carlos Avallone propôs dividir a atuação da relatoria. “Com experiência já em outra relatoria, sei o trabalho que é ser um relator, acho que temos que dialogar para dividir os trabalhos, o objetivo é fazer o melhor relatório possível”.

A CPI da Energisa convidará representantes de vários órgãos e autoridades para ajudar na apuração das denúncias. Entre os convidados estão: Procon, Ministério Publico, Sindicato dos Urbanitários de Mato Grosso e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os membros da CPI da Energisa já deixaram agendada uma reunião para a próxima quinta-feira (30), às 8 horas. A primeira a ser ouvida será a secretária-adjunta do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730