Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Aplicativo de celular poderá marcar exames médicos no SUS

Projeto de autoria do deputado Dr. João propõe a criação de aplicativo para smartphone e dispositivos móveis que facilite a marcação de exames e consultas médicas na rede pública estadual de saúde.

POR ERICKSEN VITAL/ASSESSORIA DE GABINETE  •  20 DE FEVEREIRO DE 2019 ÀS 11:17:00  •  55 Acessos

POR ERICKSEN VITAL/ASSESSORIA DE GABINETE  •  20 DE FEVEREIRO DE 2019 ÀS 11:17:00  •  55 Acessos

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O deputado estadual e médico Dr. João de Matos (MDB) apresentou dois projetos de lei, na sessão desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Um propõe a criação de aplicativo para smartphone e dispositivos móveis que facilite a marcação de exames e consultas médicas na rede pública estadual de saúde. E o outro institui a Política Estadual de Empoderamento da Mulher. 

O aplicativo de intermediação para marcação de consultas, segundo o projeto, busca melhorar o acesso das famílias aos serviços públicos. “A ideia do ‘app’ surgiu a partir da reclamação de mães e pais que sentem dificuldades em ter acesso ao SUS. E por entendermos que a tecnologia deve trabalhar a nosso favor para facilitar a vida do cidadão que precisa ter acesso à rede pública”, explicou o deputado. 

Já o projeto de lei que cria a Política Estadual de Empoderamento da Mulher busca promover a conscientização da população e reconhecer o importante papel feminino no mundo contemporâneo. 

De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Brasil (Pnad), as mulheres correspondem a 51,4% da população e são as responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias brasileiras.  

“As mulheres ocupam posição primordial na família e na sociedade. Segundo o IBGE, as mulheres trabalham, em média, cinco horas semanais a mais que os homens, se considerarmos que elas executam os trabalhos domésticos. Ainda assim, elas recebem menos e ocupam poucas posições de chefia no mercado de trabalho. Por isso, precisamos reduzir as desigualdades sociais existentes e promover o empoderamento das mulheres”, afirmou o deputado.

Gabinete do deputado Dr. João de Matos