Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 25 de março de 2024 12h50


CULTURA

Artista da comunidade Rio dos Peixes expõe obras no saguão da ALMT

Ao todo são oito telas expostas baseadas na fauna brasileira e, quadros religiosos para o público

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

 O saguão de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) está recebendo, de hoje (25) até quarta-feira (27), as obras do artista plástico Edinelson dos Santos Oliveira. Ao todo são oito telas expostas baseadas na fauna brasileira e, quadros religiosos para o público.

“Essa exposição na Assembleia significa muito para mim, pois trata-se de um local onde tem grande fluxo de pessoas que visitam ou passam por aqui. Essas telas são focadas no socorro dos animais, e o resultado têm agradado as pessoas. Entendo que, na Assembleia tem muitas pessoas que lutam a favor dos animais, acredito que estou num local importante para divulgar meu trabalho”, disse o artista.

Na opinião da superintendente do Instituto Memória da Assembleia Legislativa, Mara Visnadi, a exposição significa muito para a Casa, pois ajuda os artistas a divulgarem seus trabalhos.

“Hoje temos a exposição do artista plástico Edinelson dos Santos, da comunidade Rio dos Peixes, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. É uma oportunidade que a Assembleia oferece para o artista, assim como para todos os artesãos em geral, abrindo espaço com divulgação dos meios de comunicação da Casa. Devido ao alto fluxo de pessoas que passam pelo Poder Legislativo, proporciona uma melhor divulgação desses trabalhos com o público conhecendo suas obras”, falou Mara.

O artista trabalha há 27 anos com quadros, e a iniciativa dessa exposição se deu por causa da extinção dos animais. “Foquei nesse aspecto porque vários animais e aves fazem parte da relação de extintos na região de Cuiabá. As araras, onças, tucanos, e demais bichos, estão cada vez mais escassos. Minhas obras são focadas neste tema e tenho bom retorno com as vendas”, apontou ele.

Edinelson dos Santos explicou que durante os três dias de exposição vai pintar um quadro tendo a capivara como tema. Animal que, aos poucos, vem sofrendo com as queimadas e falta de alimentos na natureza.

“Me preocupa muito a situação desse animal, por isso vou pintar esse quadro. Dependendo da obra, demoro cerca de até quatro horas com pensamento focado nela. Também trabalho com quadros cristãos e faço exposição em vários locais de Cuiabá”, afirmou ele.

Logo no início da exposição, o artista vendeu sua primeira obra. A servidora da Casa, Carine Cepil, gostou da tela e imediatamente comprou-a. “Meu interesse pela obra se deu pelo fato de ser cristã e me interessei à primeira vista. Tenho muita confiança em Deus e o quadro mostra isso. Esta semana estava pedindo para Deus várias confirmações através de pessoas na minha vida para aprovar o que tenho feito. Conversava com um amigo quando virei e me deparei com essa linda obra mostrando justamente a posição em que Jesus Cristo estava nas águas. Quando vi me emocionei e comprei o quadro”, explicou Cepil.

O artista começou a dar os primeiros passos na pintura, ainda no Pará. Natural do município de Santarém, Edinelson falou que a região onde morava tem tradição no artesanato e possui muitos animais. O artista é um dos quatro filhos de dona Maria Lúcia Oliveira. É casado com Natalina Maria Conceição Oliveira, tem três filhos e mora na comunidade de Rio dos Peixes, há seis anos.

Interessados nos quadros de Edinelson dos Santos pode procurar o artista no saguão de entrada da Assembleia Legislativa, ou então, pelo telefone (65) 99231-5487. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com