Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 11 de abril de 2016 10h44


CHAPADA

Assembleia faz discussão sobre o Geoparque de Chapada nesta terça-feira

Uma audiência pública discutirá a criação do Geoparque, abrangendo seu entorno e a Estrada Parque. A proposta é do deputado Wilson Santos (PSDB)

FLÁVIO GARCIA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará nesta terça (12), a partir das 8 horas, no auditório Milton Figueiredo, uma audiência pública para discutir a criação do Geoparque, abrangendo seu entorno e a Estrada Parque.  A proposta é do deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na AL. O parlamentar pretende reunir representantes das áreas ligadas ao tema e de toda a sociedade civil organizada para discutir o Geoparque, que tem várias teses e projetos.

Dep. Wilson Santos (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A cidade de Chapada Dos Guimarães (64 km de Cuiabá) foi escolhida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para ser um dos geoparques de Mato Grosso, fato que estimula a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos. Com isso, surgem novas fontes de renda para a cidade e o desenvolvimento cientifico da região. 

Geoparque é uma área da natureza que possui sítios de grande valor científico, socioeconômico, cultural, histórico, ambiental, geológico e apresenta riqueza em biodiversidade. Tem como principais objetivos a conservação do ambiente, educação ambiental dos turistas e moradores por meio de placas explicativas nos locais de sítios e fomento ao turismo. 

Para que um geoparque seja instalado em uma determinada cidade é necessário o apoio de entidades federais, estaduais e municipais. Daí a proposta do deputado Wilson Santos para discutir o tema. O deputado entende que os geoparques têm um papel importante para o meio ambiente, além de ajudar na preservação ambiental. Segundo ele, nestas terras é possível recuperar memórias da história geológica do território.

O geoparque, segundo o deputado, é uma oportunidade de a região receber mais investimentos em pesquisas, turismo e proteção ambiental.

"A região preserva o patrimônio geológico para as futuras gerações, educa e ensina o público sobre temas relativos a paisagens geológicas e matérias ambientais. Ainda promove meios de pesquisas para as geociências e assegura o desenvolvimento sustentável”, afirma o parlamentar. Segundo Wilson Santos, é importante a participação da sociedade organizada na discussão do tema.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Imagens