Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembléia firma parceria com Rumos Itaú Cultural

Seminário vai promover maior contato dos participantes com os grandes nomes da cultura brasileira e divulgar os artistas locais

POR ITIMARA FIGUEIREDO/SECRETARIA DE IMPRENSA  •  7 DE JUNHO DE 2004 ÀS 15:17:00  •  9 Acessos

POR ITIMARA FIGUEIREDO/SECRETARIA DE IMPRENSA  •  7 DE JUNHO DE 2004 ÀS 15:17:00  •  9 Acessos

Objetivando a expandir e valorizar a cultura regional de Mato Grosso, a Assembléia Legislativa firmou parceria com o programa “Rumos do Itaú Cultural”, um dos mais abrangentes programas de apoio à produção artística brasileira e, que acontece pela primeira vez, em Cuiabá na quarta-feira (9), no auditório da OAB/MT. O Executivo, a FIEMT, MO Arte e Mídia e o Projeto Ciranda, também promovem o evento.

“É importante que as instituições abracem com toda força este evento para que o mesmo aconteça todos os anos em Mato Grosso”, disse o presidente do Projeto Ciranda, Leandro Carvalho, que vai proferir a palestra “Planejamento e estratégia cultural: ações e possibilidades”. O programa, que já acontece a sete anos, abriu inscrições para dois novos segmentos, Literatura/Audioficções e Jornalismo Cultural e para a segunda edição vai inserir Música.

A finalidade dos seminários é promover a troca de informações dos meios cultural e artístico. "Queremos criar condições para que a produção ganhe corpo e encontre caminhos viáveis para chegar ao público" diz Eduardo Saron, superintendente de atividades culturais do instituto.

Para o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) o conceito cultural também aceita como cultura, as várias respostas dos diferentes segmentos da sociedade aos problemas de sua sobrevivência. Segundo ele, compreender as relações sociais e cultura no interior de uma sociedade detém uma série de valores que podem responder, sobretudo, à necessidade humana.

“Por isso, a Assembléia Legislativa trabalha com intensidade em uma série de programas de inclusão social. E nada mais justo que apoiar eventos como este que podem agregar valores a economia do estado, inclusive, pode alavancar o turismo de Mato Grosso”, afirmou.

Na pauta do seminário, que deve ser realizado nas principais cidades brasileiras, workshops para completar a formação dos futuros talentos com trabalhos práticos e debates sobre gestão, planejamento e possibilidade de integração entre os agentes da cadeia produtiva do mercado fonográfico. Foi em um desses seminários, em março de 2001, que os representantes de selos e gravadoras independentes criaram a Associação Brasileira de Músicos Independentes (ABMI) para defender seus interesses.

“Todas as empresas devem participar de eventos como este que propicia a valorização dos artistas da terra”, afirmou o deputado Juliano Jorge (PL). O seminário, que começa com a posse da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social às 9h30, prossegue com um ciclo de palestras até às 18h30. Entre os temas, os Processos Associativos e o Futuro da Música com Bruno Boulay, Mário Olímpio, Pena Schmidt e Vera Baggeti; Comunicação e Música com Elias Neto, Gabriel de Mattos, Israel do Vale, Janete El Haouli e Luís Fernando Vieira. Também será abordada A Cadeia Produtiva da Economia da Música proferida por Luiz Carlos Prestes Filho.

Trajetória

Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, o Rumos começou em 1997. Já apoiou o desenvolvimento de 377 projetos em várias áreas de expressão: artes visuais, cinema e vídeo, música, dança, literatura e mídia arte. Desde sua criação até hoje, levou a obra de quase 700 artistas para cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Em 2003, foi premiado pelo Guia da Boa Cidadania Corporativa Exame e o Prêmio Eco, da Câmera Americana de Comércio, como exemplo de responsabilidade social em cultura. Artistas como o documentarista paulista Paulo Sacramento, com O Prisioneiro da Grade de Ferro , o artista visual pernambucano José Patrício e o grupo de percussão corporal paulista Barbatuques, foram alguns dos destaques das diversas edições do programa.

Dentre as proposta do programa Rumos Jornalismo Cultural 2004/2005 está a de facilitar o contato com os produtores da arte brasileira e os mestres do texto para que os futuros jornalistas entrem com uma especialização no mercado de trabalho.

Mais informações pelo site: www.itaucultural.org.br

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261

Secretaria de Comunicação Social