Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 4 de outubro de 2018 14h40


DEMOCRACIA

Assembleia Legislativa participa das eleições para conscientizar cidadãos

Entre as ações, cartilha instrutiva e campanha publicitária sobre a importância do voto consciente, além de transmissão ao vivo de debate entre candidatos ao governo e cobertura jornalística do pleito

Fernanda Borges / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

HAROLDO ASSUNÇÃO / Secretaria de Comunicação

A cobertura jornalística do primeiro turno das eleições - que será transmitida ao vivo pela TVAL (via satélite e também no canal 29 Full HD Exclusivo) e Rádio Assembleia (FM 89.5), no próximo domingo (7) - é a coroação do trabalho desenvolvido durante o período de campanha pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a fim de conscientizar o eleitorado e proporcionar aos candidatos a governador a oportunidade de expor suas propostas. Com a campanha “Voto Consciente”, a Secom recebeu moção de aplausos em reconhecimento ao trabalho em prol da cidadania e democratização do processo eleitoral. Com linguagem acessível e em formato de animação, em pouco tempo, conquistou a população e “viralizou” nas redes sociais. 

Com absoluto respeito aos limites impostos pela legislação eleitoral e recomendações do Ministério Público Eleitoral (MPE), a Mesa Diretora determinou à Secretaria de Comunicação (Secom-ALMT) e à Procuradoria-Geral da Casa o desenvolvimento de ações informativas para fortalecer o princípio democrático da liberdade de voto.

O secretário-adjunto de Comunicação (Secom), Everaldo Jota, afirma que a iniciativa foi amplamente aceita. “A campanha Voto Consciente, por exemplo, foi aprovada e recebeu o retorno da comunidade, de outros poderes e dos parlamentares”, destacou.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

O setor de Publicidade da Secom-ALMT criou a campanha “Voto Consciente” e recebeu moção de aplausos em reconhecimento a este trabalho. Com linguagem acessível e em formato de animação, em pouco tempo  a propaganda conquistou a população e “viralizou” nas redes sociais. 

O gerente da equipe de publicidade, Ricardo Sardinha, conta que todo o projeto de criação e desenvolvimento foi realizado pelos servidores e somente a animação foi realizada por uma agência.

Além dos desenhos feitos pela equipe, a música também foi criação coletiva. Por isso, todos os profissionais envolvidos no projeto receberam a moção de aplausos. São eles: Aluá Deliberai, Everaldo Jota, Edelson Santana, Fabiano Cavalcanti, Guilherme Góes, Leonardo Bezerra, Ricardo Sardinha, Rosimeire Felfilli, Willian Monteiro e Yuri Caseiro.

CARTILHA

A Casa também publicou a segunda edição da Cartilha Eleitoral - elaborada pela Procuradoria-Geral em parceria com a Secom -, um guia para os servidores públicos e cidadãos no intuito de evitar condutas vedadas pela Justiça Eleitoral durante o período de campanha.

O procurador-geral, Grhegory Paiva Pires Moreira Maia, destacou que “a cartilha foi feita com uma linguagem acessível e com as novas resoluções para que as orientações possam ser compreendidas por todos, tanto os servidores quanto a sociedade”.

Por ocasião do lançamento da cartilha, o procurador Francisco Edmilson Brito Júnior proferiu palestra para esclarecer os principais pontos da legislação eleitoral com relação aos servidores públicos.

DEBATE

Em parceria com a seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a Casa promoveu importante debate entre os cinco candidatos a governador de Mato Grosso, evento transmitido ao vivo pela TVAL e Rádio Assembleia.

Onze profissionais da emissora, cinco da Rádio Assembleia e dois do site da ALMT trabalharam durante o evento para levar as informações aos telespectadores e ouvintes mato-grossenses.

“Foi muito importante essa parceria da Assembleia Legislativa com a Ordem dos Advogados a fim de proporcionar ao eleitorado mais esta oportunidade de conhecer cada candidato e o que eles pretendem fazer para melhorar a vida dos mato-grossenses”, assinalou a secretária de Comunicação da Casa, Rosimeire Felfilli.

“Também fizemos, ao vivo, entrevistas individuais com cada um dos candidatos a governador, com tempo estritamente igual e mesmo número de reprises em nossa programação”, ressaltou Wanderley de Oliveira, superintendente da TVAL.

COBERTURA JORNALÍSTICA

Para coroar todo esse trabalho desenvolvido durante o período de campanha, neste domingo decisivo do primeiro turno, desde a abertura das seções eleitorais, às 8h, mais de trinta profissionais da emissora – entre motoristas, técnicos, cinegrafistas, repórteres e editores - estarão a postos para informar os telespectadores, até a contagem do último voto.

Ao longo da transmissão, flashes ao vivo sobre os locais de votação e os fatos mais marcantes, inclusive o momento em que cada um dos cinco candidatos for à urna.

Depois do fechamento das seções eleitorais, às 17h, as equipes irão se concentrar no Centro de Eventos do Pantanal para acompanhar a apuração do sufrágio até o resultado final. A contagem dos votos também será transmitida ao vivo pela Rádio Assembleia.

Rádio e televisão também irão transmitir boletins para as emissoras parceiras da Câmara dos Deputados e Senado Federal.


Secretaria de Comunicação Social