Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 10h02


ECONOMIA VERDE

Assembleia participa de Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável

O encontro, realizado na África do Sul, reúne representantes institucionais e da sociedade civil de diversos países para discutir ações pela redução dos riscos ambientais e conservação do meio natural

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Com o objetivo de participar das discussões sobre os projetos e práticas desenvolvidos em todo mundo para a promoção de uma economia com crescimento pleno, que se baseie no bem-estar social e que esteja centrada em reduzir os riscos ambientais e conservar o meio natural, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) integra a comitiva do estado na Terceira Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece hoje e amanhã (10 e 11), na Cidade do Cabo, na África do Sul.

“A Assembleia, desde 2016, integra o programa estadual Ciclos - Parceria para Economia Verde (PEV-MT), que discute metodologias para o crescimento e fortalecimento das ações sustentáveis, e essa é uma oportunidade do Parlamento mato-grossense acompanhar as legislações mais modernas que regulamentam as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável”, destaca a servidora do Núcleo Ambiental Margareth Pozzobom. Segundo ela, trata-se de uma discussão muito atual sobre o contexto de desenvolvimento que considera a política econômica integrada às práticas sustentáveis de preservação dos recursos naturais e em consonância com o desenvolvimento social.

Para a coordenadora do Ciclos, Rita Chilleto, a parceria entre os dois poderes garante todo arcabouço jurídico para implantar o sistema. “É importante destacar que Mato Grosso foi o primeiro estado brasileiro a aderir a Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês), uma iniciativa conjunta da Economia Verde da UNIDO, OIT, UNITAR, PNUD e ONU Meio Ambiente”, afirma.

Rita explica que, quando começou, em 2016, o comitê que compõe o Ciclos decidiu trabalhar em cinco eixos basicamente: uso de fontes de energia renováveis, estímulo à agricultura familiar sustentável, turismo sustentável, planejamento e ordenamento territorial e construções sustentáveis. Tudo isso para a promoção da economia verde, que busca conciliar a noção de produção de baixo carbono, o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais e a inclusão social. E, com essas vertentes, teve início o trabalho para capacitar e orientar tecniciamente a sociedade para investir nestes ramos.

“A Assembleia, como membro do comitê, participa ativamente dos debates e dos planejamentos, contribuindo para que os projetos não fiquem na base de governo, mas que sejam um plano de estado, indiferente da mudança de representantes”, destaca Margareth.

Além do Executivo e do Legislativo também participam do projeto representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Instituto de Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), além de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Conferência Ministerial Page 2019 - O evento, que reúne participantes de diversos países entre representantes de governos, sociedade civil, setor privado, parceiros de desenvolvimento, pesquisadores, meios de comunicação e público em geral, visa divulgar estudos e experiências, ampliar parcerias e promover um debate aberto sobre o que é preciso para realizar a transição para uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

 A primeira conferência aconteceu em Dubai, em 2014, e a segunda em Berlim, em 2017. No encontro deste ano, as pautas são Finanças Verdes - Como Conseguir Recursos, Estratégias e Políticas para uma Economia Verde, Inclusão Econômica e Social e Consumo e Produção Sustentáveis ​​- Economia Circular.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com