Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia promoveu sessão especial pelos 25 anos do curso de filosofia da UFMT

Universidade recebeu a cerimônia no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais

POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  11 DE DEZEMBRO DE 2025 ÀS 14:20:00  •  76 Acessos

POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  11 DE DEZEMBRO DE 2025 ÀS 14:20:00  •  76 Acessos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial para celebrar os 25 anos do curso de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entregando títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos a professores e técnicos que contribuíram para a formação filosófica no estado.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: Samantha dos Anjos

Para celebrar os 25 anos de criação do curso de filosofia da Universidade Federal de Mato (UFMT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial na noite de ontem (10). No auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), a solenidade proposta pelo deputado Wilson Santos (PSD) encerrou a programação da XVII Semana de Filosofia reconhecendo professores e técnicos que marcaram a história da formação filosófica no estado com a entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos.

Natural da Grande São Paulo, a professora Maria Cristina Theobaldo foi agraciada com o título de cidadã mato-grossense. Ela descreveu a data como um marco para toda a comunidade acadêmica. “Estamos comemorando todos os ganhos que o curso de filosofia conquistou nesses últimos 25 anos. O mais significativo é a formação de pessoas em filosofia, professores, pesquisadores”, destacou. 

Ela celebrou também a expansão da pós-graduação. “Estamos inaugurando este ano o nosso doutorado em filosofia. É mais um motivo para comemorar”, disse. A professora ainda falou sobre o reconhecimento recebido. “Estou há quase 40 anos em Mato Grosso e já me sentia mato-grossense há um tempo. Agora sou de direito, não só de fato”, declarou. 

Já o professor Roberto Barros Freire, também homenageado com o título de cidadania, lembrou o desafio de idealizar o curso ainda inexistente no estado e se mostrou contente com a consolidação do curso 25 anos depois. “Foi muito interessante ver o trabalho coletivo, o esforço dos professores. Cheguei aqui de São Paulo para implantar o curso e 15 anos depois eu consegui. Hoje, acho que minha contribuição foi formar professores que hoje atuam no ensino básico”, relatou. Sobre a homenagem, disse ter sido surpreendido. “Eu esperava receber uma moção de aplausos. Eu já era mato-grossense do coração. Agora, sou de direito também. Fiquei muito honrado”, afirmou.

Foto: Samantha dos Anjos

O deputado Wilson Santos, autor da lei que tornou obrigatória a disciplina de filosofia no ensino médio mato-grossense há 28 anos, ressaltou sua ligação com a UFMT e a importância do curso para o desenvolvimento humano. “Eu gosto muito de uma frase que diz que mais importante que inaugurar obras é inaugurar gente. E aqui é uma fábrica de gente. O curso de filosofia imprime princípios, valores éticos, humaniza e constrói cidadãos muito mais críticos”, afirmou. 

Ele também relembrou que iniciou sua trajetória política na universidade. “Comecei a minha vida política aqui no movimento estudantil. Devo muito a esta instituição. Hoje retorno para celebrar o impacto dessa lei e homenagear professores e acadêmicos que constroem essa história”, frisou o parlamentar.

Veja abaixo a lista completa dos homenageados.

Título de Cidadão Mato-Grossense

1. Maria Cristina Theobaldo

2. Roberto Barros Freire

Moção de Aplausos – Professores

3. Antônio Crisóstomo do Prado

4. Aristides Januário da Costa Neto

5. José Carlos Leite

6. Josita Correto da Rocha Priante

7. Lívio dos Santos Wogel

Moção de Aplausos – Técnicos Administrativos

8. Geisa Luiza de Arruda

9. Jussara Alves da Silva

Secretaria de Comunicação Social