Foto: ANNY GONDIN
A atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) completou um ano de gestão nesta semana. O período foi marcado por avanços em transparência, eficiência administrativa, valorização dos servidores e ações voltadas ao acolhimento e à inclusão social.
Eleita para o biênio 2025/2027, a Mesa Diretora é presidida pelo deputado Max Russi (PSB) e conta ainda com a participação do 1º vice-presidente Júlio Campos (União); 2º vice-presidente Gilberto Cattani (PL); e o 3º vice-presidente Wilson Santos (PSD). O deputado Dr. João (MDB) responde pela Primeira-Secretaria, já os deputados Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (Novo), Fabio Tardin (PSB) e Juca do Guaraná (MDB) respondem, respectivamente, pela 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Secretarias.
“Quando assumi a presidência da ALMT sabia que cada decisão impactaria a vida de milhares de mato-grossenses. Hoje celebramos conquistas históricas: o Selo Diamante em Transparência, o aumento real da RGA (Revisão Geral Anual dos servidores públicos estaduais), o Estatuto do Pantanal, a luta constante contra o feminicídio e muitas outras ações”, destacou o presidente Max Russi.
Entre os principais resultados conquistados no último ano está a aprovação da Revisão Geral Anual (RGA) acima da inflação, garantindo aos servidores públicos estaduais o primeiro ganho real em sete anos. O índice de 5,4% foi construído por meio de articulação institucional entre parlamentares, entidades representativas e o governo do estado, com implantação já na folha salarial de janeiro.
Foto:
GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Assembleia Legislativa também deu um passo importante ao aderir integralmente ao novo modelo previdenciário do MTPrev, sendo o primeiro Poder do Estado a fazer parte do sistema, com reflexos diretos na sustentabilidade financeira e no uso responsável dos recursos públicos.
No campo administrativo, a gestão promoveu a revisão do Regimento Interno, ampliou o tempo das sessões plenárias e criou o programa ALMT Fiscaliza, fortalecendo o papel das comissões permanentes e o acompanhamento das ações governamentais.
No ano em que o Parlamento estadual celebrou 190 anos, a política de valorização dos servidores avançou com a ampliação do auxílio-saúde, melhorias estruturais, incentivo à capacitação e criação de funções gratificadas para servidores efetivos.
“Neste primeiro ano como primeiro-secretário da ALMT, tive a responsabilidade de ajudar a conduzir uma gestão que olha para dentro da Casa e, principalmente, para as pessoas que fazem a Casa funcionar. Avançamos com ações concretas de valorização do servidor, fortalecendo o diálogo, melhorando processos e criando um ambiente de trabalho mais organizado, respeitoso e eficiente. Nada disso se sustenta sem reconhecer o papel de cada colaborador, do setor administrativo às equipes técnicas, porque é o trabalho deles que garante que o Parlamento entregue resultados para a população”, avaliou o primeiro-secretário, deputado Dr. João.
Como uma das principais conquistas deste primeiro ano de gestão, o parlamentar enfatizou ainda a criação de uma resolução que obriga empresas terceirizadas a contratar mulheres vítimas de violência doméstica.
“É uma medida de justiça e de oportunidade, porque emprego e renda significam autonomia, recomeço e proteção para quem precisa sair de um ciclo de violência. Seguimos com esse compromisso: gestão responsável, valorização de quem trabalha na ALMT e iniciativas que transformem a estrutura da Casa em políticas que tenham impacto real na vida das pessoas”, frisou.
Transparência - Como reflexo das boas práticas administrativas, a Assembleia conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante de Transparência, reconhecimento nacional em governança e acesso à informação.
Social - A atuação institucional também incluiu ações sociais e serviços diretos à população. Mais de 10 mil pessoas foram atendidas em mutirões realizados pela Secretaria de Integração Social e Cidadania (Seisc). Além disso, a Casa mantém iniciativas permanentes como o Espaço Cidadania, uma unidade do Procon instalada em sua sede, da Defensoria Pública e, recentemente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A Procuradoria Especial da Mulher, referência no acolhimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, e a Escola do Legislativo, que oferta cursos e formação para servidores e cidadãos, também têm contribuído para fortalecer o vínculo do Parlamento com a sociedade.
Durante o primeiro ano de gestão, a Mesa Diretora também se destacou em pautas estratégicas para Mato Grosso, como os debates em torno do Estatuto do Pantanal e de outras iniciativas ambientais, a promoção da inclusão de pessoas com deficiência e o fortalecimento de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, com campanhas e a cobrança pela regulamentação de leis estaduais.
Comunicação - A gestão ampliou o alcance da TV Assembleia, implantou tradução em Libras durante as transmissões e investiu em novos estúdios. Em apenas um ano, foram realizadas 500 transmissões ao vivo, reforçando a transparência e a aproximação do Parlamento com a sociedade. A Assembleia promoveu ainda o 1º Prêmio de Jornalismo Troféu Parlamento, iniciativa que reconhece o papel essencial dos profissionais da imprensa na divulgação responsável do trabalho legislativo e no fortalecimento da democracia.
Para o presidente Max Russi, valorizar o jornalismo é também aproximar o cidadão das decisões públicas. “A imprensa tem uma função indispensável: informar com responsabilidade e ajudar a sociedade a acompanhar de perto o trabalho do Parlamento. Esse prêmio é uma forma de reconhecer quem contribui diariamente para manter a Assembleia mais próxima da população”, afirmou.