Nascida em Corumbá, ela foi vereadora e a primeira mulher a assumir uma cadeira no Poder Legislativo de Mato Grosso, na 4º legislatura no período de 1959 a 1963, representando a antiga UDN. Apesar de não ter composto a Mesa Diretora da Casa, a presença da parlamentar era considerada um avanço para uma época em que a mulher ainda despontava para a vida política.
Ela era “batalhadora incansável em defesa dos legítimos interesses, principalmente da população mais carente do Estado, dedicava-se, em especial ao fortalecimento da educação como força erradicadora da pobreza de nossa gente. Foi um exemplo para a sociedade mato-grossense”, destaca Bosaipo.
A carreira política de Oliva Enciso foi marcada pela criação do extinto Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (Ipemat), pela luta intransigente em defesa na mulher e da família e pela fundação da Sociedade Miguel Couto dos Amigos dos Estudantes. Após cumprir mandato parlamentar, dedicou integralmente o restante de sua vida às crianças desafortunadas, prestando serviços de assistência material e educacional.
Mais informações
Secretaria de Imprensa da AL
613-2553