Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

ALMT sedia simpósio em defesa dos direitos da mulher

Encontro promovido pela CST da Mulher vai debater ações de combate à violência doméstica e contará com a presença da ministra do STF Cármen Lúcia Antunes Rocha.

POR ITIMARA FIGUEIREDO / GABINETE DO DEPUTADO EDUARDO BOTELHO  •  3 DE MARÇO DE 2020 ÀS 09:33:00  •  7 Acessos

POR ITIMARA FIGUEIREDO / GABINETE DO DEPUTADO EDUARDO BOTELHO  •  3 DE MARÇO DE 2020 ÀS 09:33:00  •  7 Acessos

Foto: MAURICIO BARBANT/ALMT

A Câmara Setorial Temática (CST) da Mulher realizará, nos dias 25 e 26 de março, um simpósio sobre o tema “Legislação e Políticas Públicas – combatendo a violência e promovendo os direitos humanos", no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O simpósio foi anunciado na segunda-feira (2), durante reunião com o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), que assegurou apoio ao evento, como parte da programação da Casa de Leis em comemoração do Dia Internacional da Mulher – 08 de março.

Também participaram os deputados Wilson Santos (PSDB) e Janaina Riva (MDB) e a relatora da CST, defensora pública Rosana Leite. A promoção do amplo debate contribuirá com o relatório final da CST, que deverá ser entregue no dia 30 de maio.

“Vamos realizar o simpósio no mês dedicado às mulheres para debatermos temas extremamente importantes, como a situação da mulher indígena, da ribeirinha, da negra, da mulher em situação de vulnerabilidade nas ruas. Vamos discutir também o empoderamento da mulher nos espaços de poder. Abordaremos uma série de questões que precisam ser tratadas e tudo isso vai compor nosso relatório final. O presidente Botelho manifestou irrestrito apoio à CST, a exemplo do que já vem sendo dado”, agradeceu a presidente da CST Mulher, professora Jacy Proença. 

As representantes da CST também solicitaram o intermédio do presidente Botelho, junto ao governo do estado, para ampliar a participação dos poderes no simpósio. Conforme a defensora Rosana Leite, a câmara setorial espera que a conclusão do simpósio seja marcado pela inauguração da Delegacia da Mulher 24 Horas. “O funcionamento 24 horas para atender as mulheres vítimas de violência é fundamental”, afirmou.

Programação – O encontro abordará vários temas em defesa da mulher. Está prevista uma palestra com a ministra do Supremo Tribunal Federal  (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha. Temas como a Patrulha Maria da Penha e o projeto Maria da Penha Vai à Escola também serão discutidos durante o simpósio.  

Gabinete do deputado Eduardo Botelho