Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de março de 2021 14h20


Meio Ambiente

Carlos Avallone é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente

Entre as propostas que a comissão deve implementar em 2021 está a criação de uma reserva ambiental nas Baías de Chacororé e Siá Mariana

ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais Assembleia Legislativa foi empossada na segunda-feira (29), e na mesma reunião, os deputados elegeram Carlos Avallone (PSDB) para presidi-la. Já o deputado Allan Kardec (PDT) foi eleito vice-presidente.  

Além de Avalone e Kardec, os outros membros titulares da comissão são os deputados Faissal Calil (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Xuxu Dal Molin (PSC). Os membros suplentes são Elizeu Nascimento (PSL), Paulo Araújo (PP), Dr. João (MDB), Nininho (PSD) e Lúdio Cabral (PT).

Entre as propostas que a comissão deve implementar em 2021, de acordo com Carlos Avallone, é à criação de uma reserva ambiental nas Baías de Chacororé e Siá Mariana, localizadas em Barão de Melgaço (113 quilômetros de Cuiabá).

“É preciso mais investimentos financeiros para a região do Pantanal Mato-grossense. A comissão vai se empenhar para que essa proposta seja viabilizada o mais rápido possível” afirmou o presidente da Carlos Avallone.

Enquanto isso, o vice-presidente, Allan Kardec, afirmou que a comissão vai trabalhar também à prevenção das queimadas em Mato Grosso. Mesmo, segundo ele, de o estado ainda contar com alto volume de chuvas e, mesmo assim, as autoridades não podem ser pegos novamente de surpresa com as queimadas frutos em sua maioria causada pela estiagem.  

“Com a estiagem forte, em 2020, o Pantanal Mato-grossense quase queimou em sua totalidade. Vamos trabalhar para que os municípios da baixada cuiabana recebam caminhões pipas para a prevenção e o combate ao incêndio. Além de buscar parcerias para ajuda financeira à contratação de brigadistas, durantes os períodos mais críticos da estiagem”, disse Kardec.  

Ele disse ainda que a comissão deve firmar parceria com o Ministério Público do Estado para implementar o repovoamento de peixes nativos nas bacias dos Rios Cuiabá e Paraguai. Esse trabalho, segundo Kardec, deve ser estendido a todo o Pantanal.  

Nesse mesmo contexto, de acordo com Kardec, a comissão vai trabalhar para o desenvolvimento de um programa de revitalização das Baias de Chacororé e Siá Mariana com o desassoreamento dos corixos que alimentam as baias.  

“Um programa que a Assembleia Legislativa deve apoiar está relacionado com as áreas degradadas, especialmente, nas nascentes dos rios. Isso seria feito em todo o Mato Grosso. Com uma atenção ao Pantanal. A comissão vai trabalhar para o repovoamento de peixes nativos, principalmente, nos rios onde foram afetados por barragens como, por exemplo, a de Sinop”, disse Kardec.  


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens