Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de abril de 2021 16h48


SAÚDE E EDUCAÇÃO

Cattani solicita esclarecimentos sobre andamento da revalidação de diplomas médicos na UFMT

Deputado cobra transparência e defende agilidade em regulamentação de médicos graduados no exterior

CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA / Gabinete do Deputado Gilberto Cattani



Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Preocupado com a falta de profissionais da saúde em todo o estado, devido à crise causada pela pandemia do coronavírus, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) solicitou ao reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva, que preste explicações sobre como anda o cronograma do programa de revalidação de diplomas de médicos graduados no exterior.

No requerimento 163/2021, apresentado e aprovado durante sessão ordinária desta quarta-feira (14), Cattani questionou em que fase se encontra o processo, se existe algum impedimento no cronograma e cobrou transparência da instituição.

“Estamos em um tempo de pandemia e precisamos de profissionais de saúde. As pessoas que estudaram fora do país já passaram por prova teórica e nós queremos saber se a parte prática será feita”, disse o parlamentar na tribuna.

O documento encaminhado à presidência da Casa de Leis ainda solicita o acesso ao programa, desde seu início, assim como o acompanhamento de sua tramitação, a quantidade de procedimentos em andamentos e o número de alunos que estão na última etapa da revalidação do diploma.

O objetivo do requerimento, segundo o parlamentar, é entender a situação, para encontrar soluções para a falta de atendimento à população do Estado.

O deputado defende que no atual momento de avanço dos casos de Covid-19, uma maior agilidade na revalidação de diplomas de médicos formados no exterior seria de grande reforço para os profissionais da saúde, que hoje estão atuando na linha de frente no combate à pandemia.

 


Gabinete do Deputado Gilberto Cattani