Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Chico Guarnieri cobra diálogo antes de decisão sobre futuro da concessão de energia em MT

Deputado do PRD critica falhas da Energisa e defende escuta popular antes da renovação automática do contrato

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  6 DE OUTUBRO DE 2025 ÀS 10:34:00  •  86 Acessos

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  6 DE OUTUBRO DE 2025 ÀS 10:34:00  •  86 Acessos

Deputado Chico Guarnieri cobra que população seja ouvida antes da renovação do contrato de concessão do serviço elétrico com a Energisa em Mato Grosso.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Na audiência pública sobre o serviço da Energisa em Mato Grosso, em Tangará da Serra, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) cobrou que a população seja ouvida antes que o contrato de concessão do serviço elétrico seja renovado com a concessionária.

“Não podemos ter uma renovação automática sem que Mato Grosso discuta e ouça a população sobre os serviços prestados pela concessionária. De antemão, já anunciamos que se essa renovação da concessão da Energisa acontecer sem ouvir a Assembleia Legislativa, sem ouvir a população de Mato Grosso”, cobrou o deputado Chico Guarnieri.

A sessão pública requerida pelo deputado da região do médio-norte, Chico Guarnieri, em coautoria com os parlamentares Wilson Santos (PSD) e Dr. João (MDB), ocorreu em Tangará da Serra, nessa quinta-feira (2), e marcou o início de um ciclo de audiências públicas a serem realizadas no estado para levantar as reclamações dos consumidores. As próximas serão em Rondonópolis, dia 16, e em 23 de outubro será a vez de Cuiabá receber o debate.

O levantamento embasará o relatório de uma comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da qual Chico Guarnieri é membro titular, Wilson Santos , o vice-presidente e Eduardo Botelho, o relator. O grupo acompanha a possível renovação do contrato com a Energisa por mais 30 anos. O atual acordo está vigente até 2027.

No encontro dessa quinta-feira, que contou com a participação, além de Chico Guarnieri, dos deputados Wilson Santos, Dr. João e Eduardo Botelho, os parlamentares reforçaram que cláusulas contratuais não foram integralmente cumpridas, como a universalização da rede trifásica em todo o estado e a manutenção de agências físicas em cidades com mais de 50 mil habitantes.

“Hoje Mato Grosso tem mais de 2/3 de rede de energia monofásica, causando enormes prejuízos para o nosso estado, onde muitos produtores, assim como a agroindústria, são prejudicados com uma energia de má qualidade. Nessa audiência pública, recebemos inúmeras reclamações”, completou Chico Guarnieri.

Durante as discussões, moradores e lideranças políticas destacaram problemas recorrentes de instabilidade e quedas de energia em diversas regiões do estado, especialmente em áreas rurais, o que impacta diretamente produtores e a agroindústria.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (União), acredita que ainda é possível fazer as adequações necessárias para que a renovação seja efetivada. “Se não cumpriram as regras, ainda há tempo para corrigir”.

Luiz Carlos Moreira Junior, assessor institucional e governamental da Energisa, esteve presente na audiência e garantiu que novos investimentos serão feitos. “Já temos vários mecanismos acompanhando a satisfação da população, tanto pesquisas internas quanto pesquisas externas, e esses mecanismos geram planos de ação e o que estamos fazendo aqui nesta audiência complementar são os planos de ação para melhoria contínua na qualidade do fornecimento”, salientou.

Gabinete do deputado Chico Guarnieri