Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021 08h13


PLANO DE VACINAÇÃO COVID-19

Claudinei cobra novamente vacina para agentes de segurança pública e professores

O deputado questionou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, se existe uma previsão de quando os profissionais de segurança e educação serão imunizados

Sandra Costa / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



O deputado durante a explanação do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo

Foto: Helder Faria

Mesmo sendo priorizado apenas para a quarta fase do Plano Nacional de Vacinação, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) cobrou novamente a atenção do Governo do Estado de Mato Grosso para a vacinação dos profissionais da segurança pública e da educação. A afirmação do parlamentar foi feita, nesta quinta-feira (11), durante a explanação do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, convocado a comparecer ao Plenário da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. 

“É preciso priorizar a vacinação para os profissionais de segurança pública que estão na linha de frente, estão nas ruas, nas delegacias, dentro dos sistemas penitenciário e socioeducativo. E os professores também, ainda mais agora com essa discussão de volta às aulas, para que eles sejam imunizados antes de entrarem na sala de aula”, declarou Claudinei durante a reunião. 

O deputado lembrou que, recentemente, a cadeia pública de Barra do Garças foi interditada por contaminação do coronavírus entre os reeducandos. “Isso demonstra o perigo que os profissionais da segurança pública correm no dia a dia nesse contato direto com a bandidagem, criminalidade”, ressaltou.

Neste sentido, ele questionou o secretário de Saúde se existe uma previsão de quando os profissionais de segurança e educação serão imunizados. “Sabemos que os governos estaduais têm que seguir o protocolo e cronograma do Ministério da Saúde, mas gostaríamos de ter uma previsão de quando teremos vacinação, nesse ritmo de distribuição de vacinas para os grupos prioritários. Claro que os profissionais de saúde têm que estar no primeiro lugar na vacina. Mas, a gente espera que os governos federal e estadual, para chegar nesta quarta fase, imprima um ritmo bem acelerado para imunização”, questionou Delegado Claudinei. 

Sem previsão – Em resposta, Gilberto Figueiredo disse que não tem como fazer uma previsão de datas para imunização dos grupos prioritários. “Infelizmente, não consigo criar uma expectativa de prazo de quando cada grupo será vacinado em Mato Grosso. Para ter uma ideia da complexidade das questões relacionadas a essa campanha vacinal, sabemos no sábado o que vamos receber no domingo. Quando falo da nota informativa, nota técnica que vem descrito o que o estado vai receber, é assim: na véspera de receber”, explicou o secretário. 

O gestor da pasta disse que, diante disso, não há como fazer um planejamento e nem previsão. “Como que a gente planeja dessa maneira? Seria ótimo se a gente pudesse ter toda uma programação do mês de fevereiro, que dia, hora e quantas doses vão chegar. Mas, nós não temos isso e o próprio ministério não tem esse cronograma”, destacou. 

Gilberto ainda deixou claro que não concorda com o nível de priorização do plano nacional de imunização e que chegou a sugerir ao governador fazer aquisição adicional de doses de vacina. “Eu comungo 100% com as suas observações, deputado Claudinei. É por isso que sugeri ao governador fazer aquisição adicional para quando possível vacinar todo nosso corpo de segurança, assim como todos os trabalhadores da educação para que a gente possa ter um retorno seguro das aulas. Não tem nada de errado na sua observação, eu assino embaixo”, finalizou.

Vacinas – Em janeiro, o governo estadual recebeu a primeira remessa com 126.160 doses de vacina, que foi distribuída nos 141 municípios mato-grossenses. Já a última e quarta remessa foi entregue no dia 7 de fevereiro, sendo 30,6 mil doses para a imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358