Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 21 de outubro de 2020 08h30


SEGURANÇA

Presidente da Comissão de Segurança vai ao Ministério da Justiça discutir situação da fronteira

Com as demandas levantadas na região de fronteira de Mato Grosso e Bolívia, deputado Delegado Claudinei apresentou a situação para o coordenador-geral do CGCCO.

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Samantha dos Anjos

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Delegado Claudinei (PSL), se reuniu na terça-feira (20), com o coordenador geral de Combate ao Crime Organizado (CGCCO), Carlos Augusto Bock, da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O encontro ocorreu na sede do Ministério da Justiça, em Brasília (DF). Na pauta, as principais demandas das forças de segurança pública que atuam na faixa de fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. 

Com as visitas realizadas aos pólos regionais de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres, que pertencem à Região Integrada de Segurança Pública de Mato Grosso (Risp), a Comissão de Segurança da ALMT identificou as deficiências e necessidades existentes nas instituições de segurança que atuam diretamente na fronteira. 

Viaturas - Um dos grandes problemas, segundo Claudinei, é a carência de apoio do governo federal quanto à substituição de viaturas que foram adquiridas em 2012, por meio de um antigo convênio entre a Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron) com os governos estadual e federal. 

“Infelizmente, grande parte dos veículos tiveram baixa ou estão parados por falta de manutenção. Outras viaturas voltam a funcionar, por meio de custeamento, com apoio ou parcerias – seja financiado pela sociedade civil organizada ou pelas prefeituras municipais. Há uma urgência para melhorias nestes quesitos, para que as forças de segurança da fronteira atenderem os propósitos das unidades de segurança pública”, expõe o parlamentar.  

Um das principais atuações das forças de segurança na fronteira é o combate ao tráfico internacional de drogas e a apreensão de veículos roubados, sendo que no estado de Mato Grosso há uma área seca de 750 km e fluvial de 233 km de fronteira junto à Bolívia, o que totaliza 983 km e abrange cerca de 28 municípios. 

De acordo com Bock, o encontro com o deputado Claudinei foi bastante relevante e estratégico, considerando essa vulnerabilidade existente de quase mil quilômetros de fronteira. “Este olhar na fronteira de Mato Grosso é um olhar para o Brasil e é um argumento que cabe perfeitamente perante os órgãos federais, buscando a captação de recursos em atenção à fronteira do estado”, salienta o coordenador geral do CGCCO. 

Equipamentos - Além da necessidade de incremento com a aquisição de novas viaturas, o parlamentar apresentou os equipamentos apontados pelas instituições de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. Tais como, drones de alta tecnologia para auxiliar no mapeamento da região de fronteira por meio de sensor infravermelho, equipamentos de visão noturna, câmeras de monitoramento com sistema OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres e aparelhos telefônicos móveis com sistema via satélite. 

Fronteira - No encontro, Claudinei apresentou a demanda da delegada titular de Cáceres, Cinthia Cupido, da Delegacia Especial de Fronteira (Defron). A Defron já conta com a planta de um projeto, terreno disponível e precisa de investimento de R$ 4 milhões para concretizar a construção de uma nova sede, que visa fortalecer o trabalhos dos policiais civis de fronteira da instituição. 

Em relação ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron), em Porto Esperidião, que envolve a atuação de 140 profissionais - sendo 70 policiais militares, 50 policiais civis e 20 bombeiros militares, a demanda apresentada diz respeito à blindagem das viaturas da unidade em razão dos confrontos com traficantes e a implantação de uma base aérea e aeronave para atender as forças de segurança da região.

Conforme Bock, que já atuou na região de fronteira por sete anos - antes de assumir os trabalhos no MJSP, não se falava em confrontos com traficantes até 2012. “De lá para cá, os confrontos só crescem. Há três anos atrás, não se ouvia falar sobre abordagens do Gefron com reação. Este ano, já estamos na casa dos vinte”, enfatiza o coordenador geral. 

Comissão – Além de Claudinei que preside a Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis, também compõem a Comissão, os deputados Sílvio Fávero (PSL), como vice-presidente e como membros titulares, os deputados Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes (PSL).

Integram o MJSP, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria Nacional de Justiça (Senajus),  Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). 

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358