Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de maio de 2021 12h01


CENTENÁRIO

Comissão de Educação celebra centenário de Lenine de Campos Póvoas nesta terça-feira (18)

Proposta por Allan Kardec, a reunião extraordinária terá participação da desembargadora e presidente do TJ, Maria Helena Póvoas.

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Marcos Lopes

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso convocou, para a próxima terça-feira (18) às 14h, uma reunião extraordinária para homenagear o ex-deputado estadual e historiador Lenine de Campos Póvoas. Na ocasião, será lançada a websérie intitulada “Conversando com Lenine: 100 anos de Lenine de Campos Póvoas”, apoiada pela Lei Aldir Blanc Cuiabá.

A desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, filha de Lenine, participará da reunião ao lado de seu irmão, Eduardo Póvoas, e do filho, Lenine Neto. Além dos familiares, participará a equipe de realização do projeto, coordenado pela presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto.

Durante a reunião, será exibido um episódio da websérie em homenagem ao centenário deste grande líder político-cultural mato-grossense, nascido em 1921 e falecido em 2003, aos 82 anos de idade. O evento contará com a apresentação de obras de Lenine que serão reeditadas por meio de apoio da Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, será apreciado, na comissão, um projeto de resolução do deputado estadual Allan Kardec (PDT) que propõe a alteração do nome do Instituto Memória do Poder Legislativo para Instituto Memória Deputado Lenine de Campos Póvoas. O projeto visa prestar um tributo pela vida e obra de Lenine em seu centenário, homenageando sua atuação parlamentar e a relevante e efetiva participação na história e cultura de Mato Grosso.

Autor da proposta, Kardec afirmou que “eternizar o nome de Lenine de Campos Póvoas no Instituto Memória é fazer justiça com uma grande personalidade política mato-grossense que fez história no Parlamento e fora dele”.

Lenine de Campos Póvoas - Lenine Póvoas foi deputado estadual por duas legislaturas, 1947/1950 (Constituinte) e 1951/1954. Filho único de um casal de professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, Lenine prezou muito a educação. Bacharel em Direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso.

Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras, sendo um das mais notórias lideranças políticas e culturais do estado.

 

SERVIÇO

Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto em homenagem a Lenine de Campos Póvoas, com participação da desembargadora e presidente do TJ Maria Helena Póvoas.
DATA: 18/05 (quinta-feira)
HORA: 14h
Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec