Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Comissão de deputados recebe moradores do Tijucal

A deputada Verinha e o vereador Domingos Sávio articularam a discussão do problema dos moradores

POR SÉRGIO FERNANDES/ASSESSORIA DE GABINETE  •  15 DE OUTUBRO DE 2003 ÀS 12:17:00  •  1 Acessos

POR SÉRGIO FERNANDES/ASSESSORIA DE GABINETE  •  15 DE OUTUBRO DE 2003 ÀS 12:17:00  •  1 Acessos

Moradores do bairro Tijucal, em Cuiabá, foram recebidos hoje (quarta-feira) por uma comissão de deputados na Assembléia Legislativa. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares para que interfiram no processo de quitação de casas no bairro. Muitos moradores já obtiveram o benefícios, mas outros estão enfrentando dificuldades e ameaçados do cobrança judicial de suas dívidas. A vinda dos moradores à Assembléia foi articulada pela deputada Verinha Araújo, do PT e pelo vereador Domingos Sávio, do PT de Cuiabá.

A pedido da deputada Verinha, o presidente da Assembléia, José Riva (PTB), autorizou a formação de uma comissão de deputados para se ausentar da sessão, hoje pela manhã e atender à comissão de moradores. Esta foi composta, além de Verinha, pelos deputados Sérgio Ricardo (PPS) e Carlão Nascimento (PSDB). Os moradores também foram recebidos por Wilson Fernando, gerente de Mercado da Caixa Econômica Federal (CEF).

O problema dos moradores (cerca de 7 mil) começou por volta de 2001. Na ocasião, num encontro de contas entre o governo do estado e o governo federal, a CEF adquiriu milhares de créditos habitacionais que eram geridos pela extinta Cohab (pouco menos de 30 mil contratos). O governo do estado não repassou todos os créditos que tinha em seu poder, ficando com uma parte deles. Todos estes contratos foram quitados, já que isso representou um custo menor do que a arrecadação que os mesmos propiciavam. A Caixa Econômica também quitou milhares dos contratos que assumiu, mas alguns não receberam o benefício devido a entraves burocráticos. São justamente estes contratos, de 8 conjuntos habitacionais de Cuiabá e Várzea Grande, que estão enfrentando o problema.

A CEF repassou estes contratos para uma empresa do governo federal, a Empresa Gerenciadora de Ativos (Engea), que está enviando cobranças aos moradores. Estes se sentem ameaçados e temem perder as casas. A Engea está fazendo uma campanha para a quitação de contratos, mas os moradores do Tijucal não estão sendo beneficiados. O gerente da CEF explicou que a empresa está providenciando, neste momento, a solução para os conjuntos onde o estoque de dívida é maior. A explicação não satisfez aos moradores, já que o Tijucal é bem mais antigo do que alguns conjuntos habitacionais que estão sendo inicialmente beneficiados.

Para os parlamentares, a solução do problema seria o governo do estado recomprar os créditos habitacionais e quitar estes contratos, como já foi feito com os demais. A deputada Verinha sugeriu que o contato fosse feito diretamente com o governador Blairo Maggi. Ela encaminhou esta intenção ao deputado Riva, que, até o final da manhã, ainda tentava agendar uma audiência nesse sentido com o governador.

Verinha e o vereador Domingos Sávio mantiveram, no sábado, uma reunião com os moradores do Tijucal, com vistas a articular soluções para o problema.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254

Secretaria de Comunicação Social