Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Comissão de Segurança analisa quatro projetos em reunião

Matéria aprovada prevê programa de acompanhamento psicológico para policiais

POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  5 DE OUTUBRO DE 2021 ÀS 18:06:00  •  4 Acessos

POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  5 DE OUTUBRO DE 2021 ÀS 18:06:00  •  4 Acessos

Foto: Helder Faria

A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa analisou quatro projetos de lei em reunião na tarde desta terça-feira (5). Três receberam parecer favorável dos deputados e um foi rejeitado. 

De autoria do deputado Delegado Claudinei (PSL), o PL nº 833/2019 prevê a implantação do Programa de Acompanhamento e Orientação Psicológica Voluntária para Agentes de Segurança Pública em Mato Grosso. Na justificativa da proposta, aprovada pela comissão de mérito, o parlamentar destaca o alto nível de estresse dos policiais e a ocorrência de adoecimento mental entre os profissionais. 

Também receberam parecer favorável os PLs nº 53/2020 e nº 359/2021. O primeiro propõe a criação de Banco de Dados de Reconhecimento Facial e Digital de Crianças e Adolescentes Desaparecido, enquanto o último pretende criar um guia informativo sobre serviços públicos da rede de atendimento a mulheres em situação de violência no estado. Já o PL nº 703/2021, cujo texto proíbe a instalação e funcionamento de clubes de tiros nos arredores de estabelecimentos de ensino foi rejeitado pela comissão. 

Os deputados da Comissão de Segurança também aprovaram dois requerimentos. Eles tratam de uma visita à Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães e de convite a representante dos aprovados em concurso público da segurança pública para comparecerem ao colegiado. De acordo com o presidente da comissão, deputado João Batista do Sindspen (Pros), a unidade prisional, onde estão presos militares, precisa passar por reformas. 

 O parlamentar também adiantou que a comissão deve receber futuramente representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e das ouvidorias das polícias para discutir a colocação de câmeras nos uniformes e viaturas policiais.  O deputado João Batista avalia que a medida pode inibir a ação dos policiais, que têm pouco tempo ao tomar decisões para proteger a própria vida e a vida dos cidadãos. 

Secretaria de Comunicação Social