Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de novembro de 2019 06h38


SAÚDE

Comissão de Saúde visita Hospital de Câncer e assegura apoio para UTI pediátrica

Visita técnica à unidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (27).

RENATA NEVES / Assessoria Núcleo Social ALMT



Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Hospital de Câncer de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (27) e constatou a necessidade de recursos financeiros para possibilitar o funcionamento da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica.

Participaram da visita, o presidente e o vice-presidente da comissão, deputados estaduais Paulo Araújo (PP) e Lúdio Cabral (PT), respectivamente, a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), e os deputados Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB) e Xuxu Dal Molin (PSC), acompanhados da secretária-adjunta de Estado de Gestão Hospitalar, Deisi Bocalon Maia.

Inaugurada em agosto de 2018, a UTI pediátrica do Hospital de Câncer conta com 10 leitos totalmente equipados para atender pacientes de zero a 14 anos e com equipe médica constituída. Apesar disso, a unidade nunca recebeu nenhum paciente porque precisa ser credenciada e habilitada junto ao Ministério da Saúde.

Segundo Laudemir Moreira Nogueira, presidente da Associação Mato-Grossense de Combate ao Câncer (AMCC), responsável pela administração do hospital, a falta de recursos financeiros é o que impede o credenciamento e habilitação dos leitos de UTI para atendimentos de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que falta é exclusivamente dinheiro. Para ser credenciada e habilitada junto ao Ministério da Saúde, a UTI pediátrica precisa estar em pleno funcionamento, mas ela tem um custo médio mensal de R$ 500 mil e o hospital não tem condições de arcar com esse custo para aguardar toda a tramitação burocrática, que chega a demorar de oito a 10 meses”, frisou.

Laudemir ressaltou ainda que a unidade foi construída com recursos de doações, levantados por meio de projetos realizados ao longo de quatro anos, e que segue os mais rigorosos critérios para funcionamento, tendo sido, inclusive, liberada pela vigilância sanitária. Além de crianças que precisam de internação, a UTI pediátrica também é necessária para a realização de procedimentos cirúrgicos, por exemplo, que precisam de retaguarda de uma UTI para ser realizados.

“A presença da Comissão de Saúde é muito importante para nós. Os deputados estaduais vindo aqui, conhecendo in loco a problemática e, acima de tudo, o trabalho que realizamos, é uma força que se soma à nossa.  Acredito piamente no comprometimento dos deputados que aqui estão, que sairão daqui sensibilizados com a real necessidade de colocar em funcionamento essa unidade”, afirmou o presidente.

O deputado Paulo Araújo destacou a importância dos trabalhos realizados pelo Hospital de Câncer e reforçou o compromisso da Comissão de Saúde de colaborar para o funcionamento da UTI pediátrica. “Recentemente estivemos com o governador entregando a ele os relatórios produzidos após as visitas técnicas que a comissão fez a outras unidades de saúde. Para todas elas conseguimos articular investimentos por parte do governo do estado e não temos dúvidas de que vamos conseguir também para o Hospital de Câncer, articulando junto ao município e à SES recursos orçamentários para que possamos credenciar essa unidade”.

A deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que “o estado de Mato Grosso não sobrevive sem os hospitais filantrópicos” e assegurou o empenho dos deputados estaduais. “Vamos levar à Assembleia Legislativa e ao governador a necessidade que temos de conseguir recursos para funcionamento dessa UTI. A unidade está em perfeitas condições, mas tem um custo muito alto. Temos que encontrar uma solução para colocá-la em funcionamento e salvar vidas”, frisou.

O deputado Dr. João parabenizou os profissionais pelos trabalhos realizados no hospital e se comprometeu a destinar parte de suas emendas parlamentares à unidade. “É possível a Assembleia ajudar, sem dúvida nenhuma. Uma instituição maravilhosa como essa, onde 65% das pessoas atendidas são do interior do estado, é de grande valia para Mato Grosso. Estou maravilhado com o trabalho que eles desenvolvem aqui. Inclusive amanhã vou acabar de fechar minhas emendas e vou dar uma parte delas aqui para o Hospital de Câncer pelo trabalho que eles fazem e pela humanização que há aqui”, disse.

Em 2018, o Hospital de Câncer de Mato Grosso realizou 130 mil atendimentos e em 2019 já foram mais de 90 mil.

Visitas técnicas – Esta é a segunda unidade visitada pela Comissão de Saúde da ALMT na segunda etapa de visitas realizada neste ano. No dia 4 de novembro, a comissão visitou o Hospital Geral de Poconé e no dia 4 de dezembro visitará o Hospital Geral Universitário (HGU), em Cuiabá.


Assessoria Núcleo Social ALMT


Relacionadas


Galeria de Imagens