Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 07h00


INFORMAÇÃO

Coordenadoria Militar guarda objetos perdidos na sede da Assembleia

É importante que as pessoas tenham a cultura de entregar no setor o que encontram. Dessa forma, os itens ficam centralizados num único local e as pessoas que buscam algo que perderam sabem onde podem procurar

INGRIDY PEIXOTO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia recebe centenas de visitantes todos os dias. São servidores, pessoas que buscam atendimento no Espaço Cidadania, procuram gabinetes, vão participar de reuniões e acompanhar audiências públicas. Por isso, é comum que objetos e documentos sejam esquecidos em diferentes partes da sede da Assembleia.

Atualmente, a Coordenadoria Militar da Casa faz o trabalho de receber, guardar e devolver os itens aos donos. Desde o início deste ano, o setor lista em um livro todos os objetos entregues, assim como data, hora e local em que foram encontrados, além do nome de quem entregou e nome de quem recebeu. Documento, celular, carteira, agenda, cartão de banco, anel, casaco estão entre os itens mais comuns deixados na Assembleia.

A sub-tenente Juliana Elizabeth de Moraes Medeiros destaca que a Coordenadoria Militar só guarda objetos entregues para o setor ou para as guarnições de policiais da Casa. Ela lembra ainda que o serviço funciona 24 horas por dia, já que sempre há agentes de segurança no prédio e acompanhando eventos, inclusive os realizados no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

“É importante que as pessoas tenham a cultura de entregar o que encontram na Coordenadoria Militar”, recomenda a sub-tenente. Dessa forma, os itens ficam centralizados num único setor e as pessoas que buscam algo que perderam, sabem onde podem procurar. Isso se aplica tanto a servidores do Parlamento quanto ao público externo.

Juliana Medeiros também aconselha que os visitantes da Casa, que não são servidores, informem dados corretos na hora de fazer o cadastro para ter acesso ao prédio. De acordo com a policial militar, muitas pessoas não informam o número de telefone correto e isso dificulta e a devolução do objeto, ainda que seja identificado quem perdeu por meio das câmeras de segurança.

Para fazer a retirada do objeto, é preciso fazer sua descrição (modelo, marca, cor) e quando se trata de algo de valor também é necessário assinar um termo de recebimento. Os itens são guardados na Coordenadoria Militar até que é feita uma limpeza no início do ano. Os documentos são encaminhados aos Correios e os demais itens são descartados.

Espaço Cidadania – Os itens costumam ser esquecidos em auditórios, banheiros e também no Espaço Cidadania, por onde passam cerca de 300 pessoas todos os dias para solicitar ou retirar o documento de identidade (RG). De acordo com a gerente do setor, Rosinéia Mônica Leite, são encontrados documentos e pastas quase diariamente. “Como temos o contato da pessoa no nosso sistema, ligamos imediatamente”, explica.

Segundo Rosinéia Leite, os objetos costumam ser esquecidos nas cadeiras ou nos balcões de atendimento do Espaço Cidadania. Por isso, é importante que as pessoas prestem atenção e se certifiquem de que não deixaram nada nesses locais. Quando, apesar de avisado, o cidadão demora a buscar o documento perdido, ele é encaminhado para a Coordenadoria Militar da Assembleia.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com